Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9393
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.contributor.authorRodrigues, Erica Castilho-
dc.date.accessioned2018-02-01T13:26:57Z-
dc.date.available2018-02-01T13:26:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do Ideb. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, p. 662-688, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4012>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-932x-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9393-
dc.description.abstractBuscamos relacionar características das escolas que estejam associadas à probabilidade de a escola atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os objetivos são: analisar a associação da meta do Ideb com outros indicadores educacionais; comparar os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Usamos métodos quantitativos: estatística descritiva, Teoria da Resposta ao Item e regressão logística (N anos iniciais= 36.236 escolas e N anos finais= 29.095 escolas). Nos anos iniciais, a variável de maior impacto sobre a probabilidade de a escola atingir a meta do Ideb é a infraestrutura. Nos anos finais, as variáveis que mais impactam são o nível socioeconômico e a infraestrutura. Existe um funcionamento diferencial entre os anos iniciais e finais (por exemplo, o nível socioeconômico apresenta impacto positivo nos anos iniciais e negativo nos anos finais). Algumas relações entre o Ideb e outros indicadores educacionais são diferentes quando o fenômeno em questão é a meta do Ideb.Indicadores Educacionaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectIndicadores dducacionaispt_BR
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleIndicadores educacionais e contexto escolar : uma análise das metas do Ideb.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i66.4012-
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IndicadoresEducacionaisContexto.pdf798,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.