Patrimônio Histórico Ambiental : diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No final do século XVIII, na antiga Vila Rica (MG), foi definido um espaço, que em 1840, passou a abrigar uma escola de ensino prático de agricultura, transformando-se no Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Atualmente o local está sendo pleiteando para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) Estadual. O presente trabalho foi realizado como parte dos estudos para avaliar a possibilidade de criação de uma nova UC nesta área em consonância com a Lei Federal nº. 9.985, de 18/07/2000. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: revisão bibliográfica; levantamentos de dados secundários e primários provenientes de cinco visitas in loco, realizadas em novembro de 2014; análise de 40 entrevistas, realizadas com representantes institucionais, moradores e lideranças comunitárias formais e informais, de Ouro Preto. Como resultado obteve-se uma análise preliminar dos impactos e oportunidades oferecidas na criação da UC e o apontamento de sugestões para o estabelecimento da mesma. O estudo propôs ainda algumas orientações para o manejo da UC, através do desenvolvimento dos atrativos turísticos de base comunitária, que contam com elementos de referência histórica, cultural e ecoturística, propiciando a preservação do meio ambiente e o resgate da memória cultural e da identidade regional.
Descrição
Palavras-chave
Unidade de conservação, Uso público, Atrativo turístico
Citação
MACHADO, S. F. Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG. Revista Turismo em Análise, v. 27, p. 388-413, 2016. Disponível em: <https://www.revtur.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-48672016000200388&lng=en&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 16 jan. 2018.