O software GeoGebra numa proposta de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa investiga a utilização de recursos didáticos com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM, como parte importante do trabalho de formação dos alunos e do próprio professor, pois elas possibilitam a construção de conhecimentos sólidos que podem auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de sujeitos ativos na sociedade moderna. Como foco da pesquisa, escolhemos os processos de ensino da Matemática no Ensino Fundamental, nos quais o ensino de Álgebra e Geometria pode gerar obstáculos no processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa focalizou a formação continuada, a partir do planejamento e implementação de um minicurso realizado com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais. Os principais resultados da pesquisa apontam para a urgência dos professores inserirem softwares educativos em suas práticas pedagógicas, possibilitando assim, novas metodologias de ensino da Matemática. Os professores precisam utilizar as TICEM como ferramentas colaborativas e não enxergá-las como uma ameaça às suas práticas de ensino exercidas. Para a utilização das TICEM nos processos de ensino e aprendizagem, os professores deverão ser formados para tal utilização, especialmente por meio de formação continuada aliada a instrumentos tais como atividades exploratórias e softwares educativos, com destaque para o GeoGebra. Tal formação pode possibilitar aos professores, uma inovação das práticas pedagógicas e metodológicas nos processos de ensino da Matemática. Dessa maneira, o uso do software GeoGebra pode favorecer uma aprendizagem significativa para os alunos e possibilitar novas práticas pedagógicas aos professores.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Formação continuada, Álgebra, Geimetria
Citação
ARAÚJO, Josias Júlio de. O software GeoGebra numa proposta de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.