Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9294
Title: Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos.
Other Titles: Multiliteracies and uses of digital information and communication with technical course students.
Authors: Corrêa, Hércules Tolêdo
Dias, Daniela Rodrigues
Keywords: Letramentos
Multiletramentos
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Issue Date: 2016
Citation: CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 55, p, 241-26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132016000200241&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 nov. 2017.
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores e alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A pesquisa buscou identificar os usos pedagógicos dessas tecnologias digitais em sala de aula; os usos no cotidiano dos alunos, dentro e fora da escola, bem como contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. Fundamentamos-nos teoricamente nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas dos letramentos, multiletramentos e das TDIC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. Os dados coletados evidenciam que as TDIC, com forte presença no cotidiano dos alunos, têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula, apesar de os alunos acreditarem na sua contribuição para o ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos multiletramentos e usos das TDIC por meio de projetos integrados com o conteúdo curricular, proporcionando aos professores formas efetivas de trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, com trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents the results of a survey of teachers and students from two technical courses integrated into high school, within the context of the Portuguese language discipline of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Ouro Preto - IFMG - Ouro Preto Campus. The research sought to identify educational uses of digital technologies in the classroom; uses in the daily lives of students, both in and out of school, and sought tocontribute to the use of ICTs integrated with curriculum content. Theoretically we base our work the studies developed by researchers in the areas of literacies, multiliteracies and ICT. We report on a qualitative study that used case study and intervention-research methodological procedures. The collected data show that, despite ICTs having strong presence in the daily lives of students, they have been little explored in the classroom, while students believe in their contribution to the teaching and learning of different subjects. The data collected also point to the importance of developing multiliteracies and uses of ICTs through integrated projects with curriculum content, providing teachers effective ways to work with relevant content and helping pupils to develop autonomy and creativity, with group work, research, and information selection.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9294
ISSN: 2175764X
metadata.dc.rights.license: Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Trabalhos em Linguística Aplicada <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Appears in Collections:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MultiletramentosUsosTecnologias.pdf915,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.