Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9293
Title: Acervos de bibliotecas escolares e formação de pequenos leitores.
Other Titles: Collections from school libraries and formation of small readers.
Authors: Corrêa, Hércules Tolêdo
Feba, Berta Lúcia Tagliari
Souza, Renata Junqueira de
Keywords: Biblioteca escolar
Issue Date: 2016
Citation: CORRÊA, H.; FEBA, B. L. T.; JUNQUEIRA, R. Acervos de bibliotecas escolares e formação de pequenos leitores. Educação em Foco, v. 19, p. 125-144, 2016. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1940/0>. Acesso em: 16 nov. 2017.
Abstract: Apresentar e analisar informações referentes ao acervo das bibliotecas escolares de 68 dados quantitativos e qualitativos obtidos com a realização da pesquisa “Literatura e primeira infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) na formação de crianças leitoras”. A investigação revela que as atividades para formar os leitores são esparsas, e que não favorecem o manuseio do livro como objeto cultural. Ademais, os responsáveis pelas bibliotecas não conhecem os acervos recebidos, não se veem como mediadores de leitura e não consideram a biblioteca um espaço para aproximar livros e crianças.
metadata.dc.description.abstracten: Present and analyze information relating to the collection of school libraries of 68 preschools West Paulista is the purpose of this article, with quantitative and qualitative data obtained from the research ‘Literature and early childhood: two cities on the scene and PNBE (National Program of School Library) in the formation of readers.’ Research shows that activities to form readers are sparse and do not concept the book as a cultural object. Moreover, teacher’s librarians do not know the collections received by the school; they do not see themselves as mediators of readers and do not consider the library a space to bring books and children.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9293
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v19i29.1940
ISSN: 2317-0093
metadata.dc.rights.license: O periódico Educação em Foco permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1531>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Appears in Collections:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AcervosBibliotecasEscolares.pdf161,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.