Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9244
Título: A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz : percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus.
Autor(es): Sarto, Luiz Carlos Costa
Orientador(es): Oliveira, Rogério Santos de
Palavras-chave: Diretores e produtores de teatro
Criação
Atores
Percepção
Data do documento: 2016
Membros da banca: Oliveira, Rogério Santos de
Mencarelli, Fernando Antonio
Peretta, Éden Silva
Referência: SARTO, Luiz Carlos Costa. A consciência do diretor teatral e suas relações criativas no trabalho com o/a ator/atriz: percepções a partir do processo de criação do espetáculo cênico Habemus Corpus. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Esta dissertação propõe investigar a constituição do papel do diretor teatral a partir das funções desenvolvidas no estabelecimento de processos de criação cênica. Tendo como ponto de partida a percepção acerca do próprio fazer como diretor teatral, analisa-se as fases técnicas-criativas e as ferramentas envolvidas na condução, pro- vocação e composição do processo de criação do espetáculo Habemus Corpus. Para tanto, atem-se na análise dos pontos que, ao longo do processo, mostraram-se fun- damentais para este fazer: as ferramentas de trabalho técnica-criativas propostas para as atrizes e os atores; a percepção do espaço de ensaio como lugar teatral, de onde se provoca ações e relações criativas; as práticas técnicas de criação cênica, especí- ficas para a composição do espetáculo; as ideias iniciais de construção processual que estabeleci junto às atrizes e atores; e a construção de materiais criativos utilizados na composição do espetáculo.
Resumo em outra língua: This dissertation proposes to investigate the role of theater director from the functions developed in the establishment of scenic creation processes. Having as starting point the perception about my own doing as theater director examine the technical creative phases and tools involved in conducting, provocation and composition of the process of creating the show Habemus Corpus. In this way bind me to the analysis of the points that, throughout the process, proved to be fundamental for this do: work tools creative technical proposals for the actresses and actors; the perception of the theatre as re- hearsal space, where it can cause actions and creative relations; scenic creation tech- niques practices, specific to the composition of the show; the initial ideas of procedural construction that I have established with the actresses and actors; and the construction of creative materials used in the composition of the show.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9244
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConsciênciaDiretorTeatral.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons