Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9197
Título: Modelagem e solução de problemas de sequenciamento em projetos com restrição de recursos.
Autor(es): Silva, Philipe Jorge e
Vieira, Clarisse Silva
Silva, André Luís
Palavras-chave: Programação linear inteira mista
Sequenciamento
Restrição de recursos
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, P. J. e; VIEIRA, C. S.; SILVA, A. L. Modelagem e solução de problemas de sequenciamento em projetos com restrição de recursos. Produto e Produção, v. 18, p. 12-24, 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/65686>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de Programação Linear Inteira Mista para o Problema de Sequenciamento em Projetos com Restrição de Recursos (PSPRR) e propõe a elaboração de um software para efetuar a interface entre o usuário e o modelo. O objetivo do sistema é utilizar planilhas do MS EXCEL e programação com Visual Basic for Applications, para facilitar a interação entre um usuário comum e o modelo matemático, fornecendo resultados em gráficos de interpretação amigável. O modelo, por sua vez, tem como objetivo reduzir o tempo total de execução do projeto (makespan). Neste contexto, é apresentado um estudo de caso onde há aplicação deste protótipo a uma planta de análise química de minério de ferro e os resultados são devidamente analisados e comparados com o objetivo inicial. Tanto o novo sistema quanto o modelo matemático se mostraram capazes de atender às necessidades observadas na realidade das empresas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9197
DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.65686
ISSN: 1983-8026
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelagemSoluçãoProblemas.pdf685,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.