Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9191
Title: Simulação a frio da elevação da densidade de carga da mistura de carvões metalúrgicos por vibração da mistura.
Authors: Nascimento, Leandro Miranda
Assis, Paulo Santos
Silva, Guilherme Liziero Ruggio da
Sampaio, Ronaldo Santos
Keywords: Coqueria
Siderurgia
Vibração
Simulação física
Issue Date: 2016
Citation: NASCIMENTO, L. M. et al.Simulação a frio da elevação da densidade de carga da mistura de carvões metalúrgicos por vibração da mistura. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 13, p. 310-315, 2016. Disponível em: <http://www.tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/2176-1523.1070>. Acesso em: 29 set. 2017.
Abstract: A maior parte da produção mundial de aço passa pela conversão de minério de ferro em grandes altos-fornos, tendo o coque como uma das matérias-primas. Por um lado, boas propriedades mecânicas a quente do coque, como o CSR e CRI, são necessárias para que o consumo de coque seja o mínimo, pois é também, junto com os óxidos de ferro, um dos maiores componentes dos custos variáveis do ferro gusa. As misturas dos vários tipos de carvões minerais utilizados exigem a participação de uma fração Hard, a mais cara e com maior poder de coqueificação, e de uma fração Soft, mais barata e inerte. Logo, quanto maior for a participação do Hard mais caro será a mistura a ser coqueificada. Uma maneira de aumentar a fração de Soft na mistura de carvões, reduzindo o custo da mistura, e ainda assim obter um coque com boa qualidade é aumentar a densidade a granel da mistura. Para isso alguns métodos já são empregados com sucesso, como o Stamp Charging e a Briquetagem Parcial. Este artigo apresenta um novo método, que consiste na densificação da mistura de carvões dentro do forno via dispositivos de vibração. Foram realizadas simulações físicas a frio e em escala reduzida para avaliar o potencial de aumento de densidade a granel da técnica. Os resultados mostram um ganho de aumento de 30% da densidade a granel da mistura.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9191
ISSN: 21761523
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Appears in Collections:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_SimulaçãoFrioElevação.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.