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Título: Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa.
Autor(es): Martins, Jessica Cristina de Carvalho
Orientador(es): Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Formação permanente
Professores - fromação
Data do documento: 2017
Membros da banca: Jardilino, José Rubens Lima
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Pena, Geralda Aparecida de Carvalho
Referência: MARTINS, Jessica Cristina de Carvalho. Experiências formativas no âmbito do PIBID: um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Desde a década de 1990 a discussão sobre a formação docente tem se intensificado no Brasil. E em relação à formação inicial de professores, uma das principais críticas feitas é a ausência da articulação entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, o espaço de atuação profissional dos futuros professores. Neste contexto, algumas iniciativas políticas de apoio e incentivo à docência têm sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar as instituições formadoras, e proporcionar aos licenciandos o contato com a realidade do campo de atuação profissional. Entre essas as ações se destaca o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como objetivo promover, durante a formação inicial, a inserção dos alunos de licenciatura em escolas públicas, valorizar e incentivar a formação de professores para a educação básica dentre outros objetivos. Para isso, além do acompanhamento dos docentes das IES, denominados como Coordenadores de área, os bolsistas de iniciação à docência contam também com professores supervisores que atuam na rede, os quais são designados para acompanhar os bolsistas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar se o PIBID tem contribuído para o processo de desenvolvimento profissional dos professores supervisores, no que se refere à promoção da formação continuada baseada na concepção de que a escola é o seu lócus privilegiado de formação (NÓVOA, 1991; CANDAU 1999). A pesquisa foi realizada com quatro supervisores de área do PIBID que atuam em uma escola da rede pública estadual de Ouro Preto – MG. Para obtenção dos dados foram realizadas sessões reflexivas que trataram de temas relativos a formação, a profissão docente e ao trabalho desenvolvimento no âmbito do PIBID, a partir de eixos temáticos e questões orientadoras (SMYTH, 1992). Foi feita a gravação do áudio das sessões e posteriormente foi transcrito. A análise de dados foi fundamentada no método de Analise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os relatos apresentados indicam que as ações do programa têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir da aproximação entre IES e escolas, articulando o campo da profissão ao da formação docente, com a valorização da escola como lócus de produção de conhecimento. Diante disso, o PIBID tem proporcionado aos professores supervisores envolvidos, uma formação continuada no próprio contexto da escola, concebendo esse espaço como produtor de conhecimentos e valorizando os saberes da experiência do professor.
Resumo em outra língua: Since the 1990s the discussion about teacher education has intensified in Brazil. And in relation to the initial formation of teachers, one of the main criticisms made is the absence of the articulation between the training institutions and the schools of basic education, the space of professional action of the future teachers. In this context, some policy initiatives to support and encourage teaching have been developed with the aim of bringing training institutions closer together and providing graduates with a better understanding of the field of professional activity. Among these actions is the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), which aims to promote, during the initial training, the inclusion of undergraduate students in public schools, enhance and encourage the training of teachers for education among other objectives. To this end, in addition to the follow-up of the university teachers, called Area Coordinators, the fellows of initiation to teaching also have supervisor teachers who work in the network, who are assigned to accompany scholars. Therefore, the general objective of the research is to investigate whether PIBID has contributed to the professional development process of supervising teachers, regarding the promotion of continuing education based on the conception that the school is its privileged locus of formation (NÓVOA , 1991; CANDAU 1999). The research was carried out with four supervisors from the PIBID area who work in a state public school in Ouro Preto - MG. to obtain the data, there were reflexive sessions that dealt with themes related to training, the teaching profession and the development work within the scope of PIBID, based on thematic axes and guiding questions (SMYTH, 1992). The audio of the sessions was recorded and later transcribed. The analysis of data was based on the method of Content Analysis, proposed by Bardin (2011). The reports presented indicate that the actions of the program have contributed to overcome the dichotomy between theory and practice from the approximation between university and schools, articulating the field of the profession to that of teacher education, with the valuation of the school as a locus of knowledge production . Given this, the PIBID has provided to the supervising teachers involved, a continuous formation in the context of the school itself, conceiving this space as a producer of knowledge and valuing the knowledge of the teacher's experience.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9173
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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