Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9133
Title: Características microestruturais e mecânicas ao longo da seção transversal de juntas soldadas em multipasses pelo processo GMAW de um aço API 5L X65Q.
Authors: Trindade, Vicente Braz
Alves, Sandra Mara de Souza
Cândido, Luiz Cláudio
Lima, Geraldo Lúcio de Faria
Porcaro, Rodrigo Rangel
Keywords: Tubos sem costura
Issue Date: 2017
Citation: TRINDADE, V. B. et al. Características microestruturais e mecânicas ao longo da seção transversal de juntas soldadas em multipasses pelo processo GMAW de um aço API 5L X65Q. Soldagem & Inspeção, v. 22, p. 217-2227, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-92242017000200217&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 set. 2017.
Abstract: Características microestruturais e mecânicas foram avaliadas ao longo da seção transversal de juntas obtidas por soldagem (GMAW), de tubos sem costura de aço API 5L X65Q. Dois tipos de juntas foram obtidas a partir da confecção de chanfro V e ½ V. Dividindo-se as chapas soldadas em 8 camadas espaçadas de 3mm, no sentido transversal, corpos de prova foram confeccionados para ensaios de tração, microdureza Vickers e análise química. Foi realizada ainda caracterização metalográfica no metal base e nas juntas soldadas. Observou-se pequena alteração na composição química do metal de solda entre as camadas da junta V e junta ½ V. A maior taxa de resfriamento promoveu maior fração de ferrita acicular no chanfro ½ V. Alguns corpos de prova de tamanho reduzido não atenderam aos limites mínimos de escoamento e de resistência especificados na Norma API 5L, resultado atribuído à presença de descontinuidades em algumas regiões da solda. A maior microdureza Vickers da junta ½ V foi atribuída à maior presença de ferrita acicular. A adoção de chanfro estreito para aumento de produtividade na soldagem do aço em estudo não impactou negativamente as propriedades da junta, entretanto, aumentou a ocorrência de falta de fusão na face do bisel.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9133
ISSN: 19806973
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo da Revista Soldagem & Inspeção, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Soldagem & Inspeção <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-9224&nrm=iso&rep=&lng=pt>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Appears in Collections:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CaracterísticasMicroestruturaisMecânicas.pdf4,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.