Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9038
Title: Custo-benefício do uso de um supressor de poeira aplicado no controle de emissões fugitivas de vias de acesso de mina : um estudo na Samarco Mineração S.A.
Authors: Lima, Péterson Gonçalves de
Ferreira, Ana Paula Gomes
Prado Filho, José Francisco do
Keywords: Poluição atmosférica na mineração
Controle de material particulado atmosférico
Métodos e custos do controle de poeira
Issue Date: 2016
Citation: LIMA, P. G. de; FERREIRA, A. P. G.; PRADO FILHO, J. F. do. Custo-benefício do uso de um supressor de poeira aplicado no controle de emissões fugitivas de vias de acesso de mina: um estudo na Samarco Mineração S.A. Ambiente Mineral - Revista Brasileira de Mineração e Meio Ambiente, v. 1, n.1, p. 11-18, 2016. Disponível em: <http://www.dmg.ufcg.edu.br/volume9>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Abstract: Com a intenção de investigar a viabilidade do uso de um supressor de poeira no controle de emissões de poeira fugitiva de vias de acesso em uma mina de minério de ferro, foi desenvolvido um estudo por meio de levantamento de campo na área da mina da Samarco Mineração S.A unidade de Germano em Minas Gerais. Como resultado, demonstrou-se que os valores obtidos para o controle de poeira nos acessos da mina da Samarco, utilizando-se o supressor de poeira, apresentam ganhos financeiros (redução de R$ 167.622,00) e ambientais (não emissão de 16.621,9 Kg CO2.ano-1 dentre outros). Secundariamente criou-se um roteiro de análise para o mapeamento de processos em mineração voltados para a mina, destacando-se os principais pontos e atividades que merecem atenção do ponto de vista de emissões.
metadata.dc.description.abstracten: Aiming to investigate the feasibility of using dust suppressant for mining dust control, a study was conducted, through field survey, on Samarco Mining Operations, Germano’s site, located in the state of Minas Gerais. Financial and environmental gains, (cost reduction of R$ 167.622,00 and non-emission of 16.621,9 Kg CO2.year-1 respectively, and others) were demonstrated by the study. Secondarily, the study implemented an analysis script to map mining processes, focused on Samarco’s mine, highlighting the main points and activities which deserve attention related to atmospheric emissions, and the major technological alternatives to control those emissions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9038
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.dmg.ufcg.edu.br/volume9
ISSN: 2179-6203
Appears in Collections:DEAMB - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CustoBenefícoUso.pdf345,92 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.