Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016
Title: Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
Authors: Almeida, Sheila Alves de
Keywords: Divulgação científica para crianças
Representação dos cientistas
Dialogismo
Issue Date: 2016
Citation: ALMEIDA, S. A. de. Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 29-47, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172016000200029>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Abstract: Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.
metadata.dc.description.abstracten: Este trabajo analizó tres ediciones de la revista Ciência Hoje das Crianças, en las que Einstein, Darwin y Marie Curie son presentados. Frente al desafío de publicar la vida y obra de eses científicos de forma adecuada para los niños, para análisis de los artículos consideramos el lenguaje utilizado, las imágenes presentadas y, principalmente, la representación de la revista acerca los científicos. La metodología de análisis del material está inspirada en los trabajos de Bakhtin sobre dialogismo y en la comprensión por medio de procedimientos discursivos, verbales y visuales, con las que la revista interpela y dialoga con los niños. Los resultados muestran que la publicación decide por enfocar la infancia de los científicos y una imagen del científico curioso y aventurero. Entretanto, se publica la visión estereotipada del científico como alguien que ya se anunciaba como científico desde niño. Reiteramos la importancia de la revista Ciência Hoje das Crianças para la promoción de la lectura y la democratización del lenguaje de divulgación científica para niños.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016
ISSN: 19832117
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 08 nov. 2016.
Appears in Collections:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CientistasRevistasEinstein.pdf2,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.