Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9015
Title: A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças : fragmentos de um percurso.
Other Titles: Appropriation of the gender of science communication by children : fragments of a journey.
Authors: Almeida, Sheila Alves de
Giordan, Marcelo
Keywords: Apropriação
Discurso
Ensino fundamental
Divulgação científica
Issue Date: 2016
Citation: ALMEIDA, S. A. de; GIORDAN, M. A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças : fragmentos de um percurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 773-797, 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2857>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender quais habilidades textuais são apropriadas pelas crianças em situações de interação com textos de divulgação científica. Para tanto, foram analisados textos orais e escritos em que as crianças expressam suas compreensões acerca de um conceito científico. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho desenvolvido, em aulas de Ciências, com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. A análise do episódio e de textos infantis pesquisados evidenciou que a interação com textos de divulgação científica propiciou às crianças, ainda iniciantes na leitura, a apropriação de habilidades textuais desse gênero, a reflexão sobre o falar e o escrever em uma aula de Ciências, a aproximação de um conhecimento elaborado por meio de textos de divulgação científica. Contudo, observou-se que esse processo não ocorre de forma espontânea, pois é preciso que o contexto educacional privilegie o trabalho com a linguagem, e não apenas sobre ela. Desse modo, os textos de divulgação científica podem favorecer a expressão de conhecimentos, a apropriação de estratégias e habilidades textuais e a habilidade de usar uma linguagem explicativa.
metadata.dc.description.abstracten: The purpose of this study is to understand which textual skills children appropriate in interactive situations with science communication texts. For this, oral and written texts were analyzed where children expressed their understanding about a scientific concept. The theoretical and methodological perspective of the analysis draws on the Bakhtin’s conceptions of verbal interaction and in the micro genetic analysis. Scenes of work from science classes were recorded. The participants were 9-10 years-old children who attended the 4th year of a public elementary school in Belo Horizonte. The analysis of both the episodes and the texts produced by the children showed that the interaction with science communication texts provided to children starting to read an opportunity to appropriate textual skills reflected on the speech and writing during a science class to be closer to the knowledge produced from science communication texts. However, it was observed that such process does not occur spontaneously, since it is necessary that the educational context provides support to work with the language, instead of only talking about it. Therefore, science communication texts may enable to express the knowledge, the appropriation of strategies and textual skills along with the ability of using an explanatory language.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9015
ISSN: 19842686
metadata.dc.rights.license: Este Trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <http://revistas.if.usp.br/rbpec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 19 jan. 2017.
Appears in Collections:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ApropriaçãoGêneroDivulgação.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.