Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9014
Título: Física divertida : teorias de Einstein na revista ciência hoje das crianças.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Divulgação científica para crianças
Física
Einstein
Data do documento: 2016
Referência: ALMEIDA, S. A. de. Física divertida: teorias de Einstein na revista ciência hoje das crianças. Revista da SBEnBIO, v. I, p. 3261-3271, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2051.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar um artigo de uma edição comemorativa da revista Ciência Hoje das Crianças publicada em 2005, cujo propósito foi divulgar a vida e obra de Albert Einstein para as crianças. Frente ao desafio de apresentar Einstein à infância, de forma clara e adequada, para análise do artigo da revista serão consideradas a linguagem, as imagens e a visão de ciência e cientistas. Assinala-se que a metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo para compreensão dos procedimentos discursivos, verbais e visuais por meio dos quais a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a linguagem escrita e a linguagem imagética são a ponte para a compreensão do dizer dos autores – cientistas e jornalistas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9014
ISSN: 1982-1867
Licença: Os trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FísicaDivertidaTeorias.pdf726,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.