Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute assuntos sobre ambientes naturais e urbanizados. Como referencial teórico analítico utilizamos a teoria Ator-Rede (TAR), que trata o conhecimento como um produto social em decorrência da associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas. Além disso, nossos dados direcionaram nosso olhar para a aprendizagem pautada na filosofia estética. Os dados gerados surgiram com os de registros em caderno de campo e produções documentais dos alunos. A partir disso, construímos nosso relato, que evidencia momentos de aprendizagem ocorridos pelas associações entre os actantes que foram mobilizados durante a execução das atividades. Dessa forma, constatamos que a sequência didática possibilita uma aprendizagem em que trata de aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma aprendizagem estética, e não conceitual como era nossa expectativa inicial. De forma ampla esta pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre as potencialidades e limitações existentes na sequência didática, o que pode contribuir para pesquisadores que queiram desenvolver trabalhos futuros. Assim, com base em uma abordagem latouriana, podemos concluir que a aprendizagem estética, ainda que pouco valorizada nos campos do ensino de ciências e biologia, contribui para uma educação científica ampliando percepções e vivências dos estudantes. Acreditamos que essa atividade se constitua como um produto diferenciado para se trabalhar no ensino de ciências de forma articulada com o compromisso social na busca pela qualidade de vida de uma comunidade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Educação ambiental, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Teoria ator-rede
Citação
SANTOS, Fernanda Costa dos. Sequência didática para o ensino fundamental: trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.