Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.

Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências, Educação de jovens e adultos, Antropoceno, Teoria ator-rede
Citação
COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.