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dc.contributor.advisorMoreira, Leandro Marciopt_BR
dc.contributor.authorEstevam, Claudio Sergio-
dc.date.accessioned2017-10-09T15:41:56Z-
dc.date.available2017-10-09T15:41:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationESTEVAM, Claudio Sergio. RNA de interferência e o ensino de ciências : uma ferramenta de apoio pedagógico. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8902-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO dogma central da biologia gira em torno do processo de replicação, transcrição e tradução do ácido desoxirribonucleico, culminando na formação de proteínas que contribuem para o perfeito funcionamento do organismo. Para maior clareza deste processo é necessário um entendimento do fluxo gênico, levando em conta os diversos fatores que permitem a expressão ou inativação de um gene alvo. O RNA de interferência é um meio de silenciamento gênico mediado por RNA de dupla fita que atua no reconhecimento de uma sequência específica do RNA mensageiro, possibilitando sua fragmentação com a finalidade de bloquear a tradução desse mensageiro. O Ensino de Ciências precisa acompanhar os processos de mudanças exigidos pela sociedade. Conteúdos de genética e biologia molecular são classificados como abstratos e de difícil assimilação. Diante disso se faz necessária a utilização de estratégias alternativas que elucidem de maneira mais acessível estes conteúdos e, desta forma, contribua para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho trata do desenvolvimento de uma ferramenta de apoio pedagógico que envolve conteúdos de genética, biologia molecular e biotecnologia, direcionados aos conceitos e uso de RNA de interferência. Esta ferramenta é direcionada a professores em formação ou àqueles atuantes no ensino básico e destaca-se por ser única com este propósito de transposição científica. Nesta perspectiva e pensando no RNA de interferência como um conteúdo novo a ser abordado em salas de aulas, este trabalho busca entender como a criação de um material paradidático que tenha como tema gerador o RNA de interferência, utilizada no processo de ensino e aprendizagem, pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos sobre o ensino de genética, biologia molecular e biotecnologia. Para isto, realizamos a transposição didática do conhecimento e desenvolvemos um paradidático com enfoque na apropriação de conceitos utilizados em genética, biologia molecular e biotecnologia, tendo como mediador desta pesquisa o RNA de interferência. Aqui descrevemos os procedimentos que realizamos para culminar na confecção desse paradidático que pode possibilitar a apropriação e a realização da transposição didática deste conhecimento científico. Para realizarmos uma breve análise do nosso material utilizamos como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel e a transposição didática de Yves Chevallard.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleRNA de interferência e o ensino de ciências : uma ferramenta de apoio pedagógico.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 06/10/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.refereeMoreira, Leandro Marciopt_BR
dc.contributor.refereeCruz, Luciana Hoffert Castropt_BR
dc.contributor.refereeMarques, João Trindadept_BR
dc.description.abstractenThe central dogma of biology revolves around the process of replication, transcription and translation of deoxyribonucleic acid, culminating in the formation of proteins that contribute to the perfect functioning of the organism. For clarity in this process is necessary to an understanding of gene flow, taking into account the various factors that allow the expression or inactivation of a target gene. The RNA interference is a means of gene silencing mediated by RNA of double tape that operates in the recognition of a specific sequence of messenger RNA, allowing their bombs with the purpose of blocking the translation of messenger. The teaching of science needs to accompany the processes of changes required by society. Contents of genetics and molecular biology are classified as abstract and difficult to assimilation. In addition it is necessary to use alternative strategies to elucidate more accessible these contents and, thus, contribute to the process of teaching and learning. This work deals with the development of a pedagogical support tool that involves genetic, molecular biology and biotechnology contents, directed to the concepts and use of interference RNA. This tool is directed to teachers in training or those who work in basic education and stands out for being unique with this purpose of scientific transposition. In this perspective and thinking of the RNA interference as a new content to be addressed in classrooms, this study seeks to understand how to create a booklet which has as theme the RNA interference, used in the process of teaching and learning, can contribute to the appropriation of scientific concepts about the teaching of genetics, molecular biology and biotechnology. For this, we performed the transposition didactics of knowledge and develop a booklet with a focus on the appropriation of concepts used in genetics, molecular biology and biotechnology, having as a mediator of this research the interference RNA. Here we describe the procedures that we execute to culminate in the preparation of this booklet which can make possible the appropriation and the achievement of teaching the transposition of scientific knowledge. To make a brief analysis of this booklet we use as a reference the meaningful learning of Ausubel and the didactic transposition of Yves Chevallard.pt_BR
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