Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8809
Título: | A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência. |
Título(s) alternativo(s): | Overall assessment of the elderly as a tool for medical education : case report. |
Autor(es): | Pereira, Rodrigo Pastor Alves Savassi, Leonardo Cançado Monteiro Santos, Álisson Oliveira dos Barbosa, Estevão Ferreira Salomão, Camila Abrão Borges Ciarlariello, Vinícius Boaratti Mendes, Luiz Felipe Miranda |
Palavras-chave: | Idoso Educação médica Atenção primária à saúde Avaliação em saúde Avaliação geriátrica |
Data do documento: | 2016 |
Referência: | PEREIRA, R. P. A. et al. A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 314-320, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022016000200314&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 ago. 2017. |
Resumo: | O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso. |
Resumo em outra língua: | The “Education through Work in Health Program” (PET-Saúde) has promoted integration between teaching and service by inserting undergraduate students in practical scenarios, allowing the development of skills in the workplace. This report analyzes medical students’ experience in the “Elderly Evaluation Project”, developed throughout the PET-Saúde in two semesters at the Federal University of Ouro Preto medical school. Situational analysis revealed the need for individualized monitoring of the elderly. Second and third-year students were able to develop an overall evaluation of the elderly, performing home health assessments that reached 20% of the community’s elderly population. The most prevalent changes were evaluated and subjected to descriptive statistical analysis, and the conclusions were fed back to the health care team. The project was important for the elderly, helping to assess and diagnose risk factors for the loss of functional capacity. The family health teams physicians stressed the importance of reporting health problems not commonly referred to in consultations. For the community health agents, it helped to strengthen their relationship with the elderly population. Finally, for the students, the project was an opportunity to increase knowledge, and develop teamwork and other skills in the area of senior health |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02052014 |
ISSN: | 1981-5271 |
Licença: | Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 fev. 2020. |
Aparece nas coleções: | DEMSC - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliaçãoGlobalPessoa.pdf | 187,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.