Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809
Title: A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
Other Titles: Overall assessment of the elderly as a tool for medical education : case report.
Authors: Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Santos, Álisson Oliveira dos
Barbosa, Estevão Ferreira
Salomão, Camila Abrão Borges
Ciarlariello, Vinícius Boaratti
Mendes, Luiz Felipe Miranda
Keywords: Idoso
Educação médica
Atenção primária à saúde
Avaliação em saúde
Avaliação geriátrica
Issue Date: 2016
Citation: PEREIRA, R. P. A. et al. A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 314-320, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022016000200314&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 ago. 2017.
Abstract: O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.
metadata.dc.description.abstracten: The “Education through Work in Health Program” (PET-Saúde) has promoted integration between teaching and service by inserting undergraduate students in practical scenarios, allowing the development of skills in the workplace. This report analyzes medical students’ experience in the “Elderly Evaluation Project”, developed throughout the PET-Saúde in two semesters at the Federal University of Ouro Preto medical school. Situational analysis revealed the need for individualized monitoring of the elderly. Second and third-year students were able to develop an overall evaluation of the elderly, performing home health assessments that reached 20% of the community’s elderly population. The most prevalent changes were evaluated and subjected to descriptive statistical analysis, and the conclusions were fed back to the health care team. The project was important for the elderly, helping to assess and diagnose risk factors for the loss of functional capacity. The family health teams physicians stressed the importance of reporting health problems not commonly referred to in consultations. For the community health agents, it helped to strengthen their relationship with the elderly population. Finally, for the students, the project was an opportunity to increase knowledge, and develop teamwork and other skills in the area of senior health
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809
ISSN: 19815271
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017.
Appears in Collections:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AvaliaçãoGlobalPessoa.pdf187,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.