Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8797
Título: A trajetória da educação em saúde no Brasil e sua interface com a prevenção ao uso e abuso de drogas.
Título(s) alternativo(s): The trajectory of health education in Brazil and their interfacewith the prevention of drug use and abuse.
Autor(es): Lima, Eloisa Helena de
Palavras-chave: Redução de danos - uso de drogas
Harm reduction - drug use
Data do documento: 2015
Referência: LIMA, E. H. de. A trajetória da educação em saúde no Brasil e sua interface com a prevenção ao uso e abuso de drogas. Revista de Políticas e Saúde Coletiva, v.1, p. 7-23, 2015. Disponível em: <http://revista.fead.br/index.php/psc/article/view/384>. Acesso em: 29 ago. 2017.
Resumo: O artigo propõe revisar a produção acadêmica brasileira sobre a educação em saúde localizando a partir da sua trajetória a interface com as estratégias de prevenção ao uso e abuso de drogas voltadas para o público de jovens. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter reflexivo e analítico. Com base em pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Lilacs/BVS, Scielo, CEBRID, CAPES e em livros e capítulos de livros relacionados ao tema, propõe uma sistematização da produção da educação em saúde no Brasil em sua interface com a prevenção ao uso e abuso de drogas, buscando identificar concepções teóricas e possibilidades de intervenção.
Resumo em outra língua: The article aims to review the brazilian academic production on health education locating from its trajectory interface with prevention strategies to the use and abuse of drugs aimed at young audiences. It is characterized as a qualitative research, reflective and analytical character. Based on a literature search in databases: Lilacs/BVS, Scielo, CEBRID, CAPES and books and book chapters related to the topic, proposing a systematization of the production of health education inBrazil in its interface with the use prevention and drug abuse, attempting to identify theoretical concepts and possibilities for intervention.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8797
ISSN: 2359-5825
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Políticas e Saúde Coletiva estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Políticas e Saúde Coletiva <http://revista.fead.br/index.php/psc/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 ago 2017.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TrajetóriaEducaçãoSaúde.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.