Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8784
Title: Radiação ultravioleta : inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV.
Authors: Silva, Wellington Clayton
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Maria Eugenia Silva
Keywords: Aprendizagem Experimental
Física moderna
Radiação ultravioleta
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Nunes, Maria Eugenia Silva
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Grynberg, Suely Epsztein
Citation: SILVA, Wellington Clayton. Radiação ultravioleta : inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: Dada a necessidade de melhor preparar nossos futuros professores, bem como, aqueles professores que já se encontram em atividade para ensinar tópicos de Física Moderna de maneira interdisciplinar, é proposta neste trabalho uma sequência didática na forma de um minicurso com objetivo principal de abordar o tópico Radiações Ultravioletas (Radiações UV) utilizando-se de um material didático potencialmente significativo. As Radiações UV serão vistas aqui desde o espectro eletromagnético, passando pela sua interação com a camada de ozônio até sua interação com a pele. A sequência didática utilizada estabelece, assim, uma relação de interdisciplinaridade dos conteúdos das áreas de Física, Química e Biologia. Como referencial teórico têm-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, nas quais se afirmam que novos conceitos poderão ser aprendidos com mais eficácia se estiverem ancorados em conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Parte da sequência didática foi aplicada na forma de um minicurso no I Simpósio Internacional da UFOP: Propostas e desafios na educação contemporânea, ocorrido no período de 8 a 12 de maio de 2017 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Compareceram 50 pessoas no minicurso, em sua grande maioria alunos dos períodos iniciais de licenciatura e bacharelado em Física. Contou-se, também, com participação de alunos das áreas de Biologia e Química, além de participantes já graduados. Os participantes responderam a um Questionário de Identificação com a finalidade de avaliar aspectos de sua formação e sua visão sobre o ensino de Física Moderna. Após a apresentação do seminário os participantes resolveram uma situação problema e elaboraram um mapa conceitual sobre os conceitos abordados. Aproximadamente 30% dos participantes resolveram corretamente a situação problema e os conceitos de radiação UVA, UVB e UVC aparecem na maioria dos mapas conceituais produzidos.
metadata.dc.description.abstracten: In an attempt to better prepare graduation student, as well as those who already work as teachers in high schools, to teach subjects of Modern Physics in an interdisciplinary way, this work proposes a didactic sequence as a minicourse which aims at approaching the topic Ultraviolet Radiations (UV Radiations) by the use of a didactic material potentially meaningful. The UV Radiations will be seen here from the electromagnetic spectrum until its interaction with the human skin. The didactic sequence presented here establishes a relation of interdisciplinarity of Physics, Chemistry and Biology areas. The theoretical background is based on Theory of Significant Learning of Ausubel and Critical Significant Learning of Moreira, in which are stated that new concepts can be better learned whether they are supported by pre-existing concepts in the students cognitive structure. Part of the didactic sequence was applied as minicourse at 1st. International Symposium of UFOP: Proposes and challenges on contemporary education, which took place in the period from May 8th to 12th, 2017 at Federal University of Ouro Preto (UFOP) A total of 50 participants attended the minicourse, where most of them were students from beginner periods at Physics bachelor’s degree. Students from Biology and Chemistry area also attended the minicourse. The participants responded an Identification Questionnaire whose objective were assessing aspects about their graduation and their view on the Modern Physics teaching. After the seminar introduction, the participants were invited to solve a problem based on a real situation and elaborate a conceptual map on the approached concepts. An average of 30% of the participants have solved correctly the problem and the concepts about UVA, UVB and UVC radiation have appeared on most conceptual maps produced by them.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8784
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/09/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_RadiaçãoUltravioletaInserção.pdf4,48 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_RadiaçãoUltravioletaInserção.pdf3,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons