Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8758
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Regina Magna Bonifácio dept_BR
dc.contributor.authorMaia, Eliana do Nascimento Libanio-
dc.date.accessioned2017-09-19T14:00:01Z-
dc.date.available2017-09-19T14:00:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMAIA, Eliana do Nascimento Libanio. A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8758-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA formação do professor de EJA é vista, na atualidade, como um desafio. Muitos autores dialogam sobre essa temática e procuram identificar as possibilidades de formação que se realizam no início e durante a carreira docente. Os trabalhos, em geral, se concentram em verificar como ocorre a formação por meio da observação das particularidades do público atendido por esses docentes. Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a formação continuada dos professores da EJA, esta pesquisa procurou identificar a formação continuada dos docentes que atuam na EJA na Região dos Inconfidentes, compreender como esses professores se formaram e vêm se formando ao longo dos anos de docência, e identificar as necessidades específicas para o trabalho do professor que atua na EJA. O referencial que direciona a presente investigação é constituído pelos autores Nóvoa (1999), Jardilino e Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto e André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo (2005), dentre outros que discutem a formação continuada, a profissão e a condição docente, assim como as legislações instituídas para a formação do professor. Essa investigação caracteriza-se pela abordagem qualitativa e o instrumento escolhido para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, que permite apresentar mais dinamicidade na interação com os participantes. O campo da pesquisa foi constituído pelas instituições municipais e estaduais que se localizam nas cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, na Região dos Inconfidentes-MG. Os dados produzidos foram avaliados com base na Análise do Conteúdo, na busca de construir elementos de reflexão a partir da problemática instituída. Os resultados dessa pesquisa indicam que há pouca oferta de formação continuada que discute as problemáticas dos professores de EJA. Evidenciam também que a concepção de formação ainda está atrelada ao modelo técnico e que ainda há a necessidade de se pensar uma formação que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino. Espera-se que os resultados possam colaborar com os estudos da área da formação docente na procura de qualidade na educação e, principalmente, que contribua com a formação do professor que vai atuar na EJA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectFormação permanentept_BR
dc.titleA formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Regina Magna Bonifácio dept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodriguespt_BR
dc.contributor.refereeEsteves, Maria Manuela Francopt_BR
dc.description.abstractenThe training of the EJA teacher is currently seen as a challenge. Many authors discuss this theme and try to identify the training possibilities that are realized at the beginning and during the teaching career. The work, in general, focuses on verifying how the training occurs by observing the particularities of the public attended by these teachers. In order to contribute to the discussions about the continuing education of EJA teachers, this research sought to identify the continuing education of the teachers who work in the EJA in the Region of the Inconfidents, to understand how these teachers were formed and have been forming throughout the years of teaching, and identify the specific needs for the work of the teacher who works in the EJA. The reference framework that guides the present investigation is constituted by the authors Nóvoa (1999), Jardilino and Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto and André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo ), among others that discuss continuing education, the profession and the teaching condition, as well as the legislation instituted for the formation of the teacher. This research is characterized by the qualitative approach and the instrument chosen for the production of the data was the semi-structured interview, which allows to present more dynamicity in the interaction with the participants. The research field was constituted by the municipal and state institutions that are located in the cities of Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana and Ouro Preto, in the Region of the Inconfidentes-MG. The data produced were evaluated based on the Content Analysis, in the search to construct elements of reflection based on the problematic established. The results of this research indicate that there is little provision for continuing education that discusses the problems of EJA teachers. They also show that the concept of training is still tied to the technical model and that there is still a need to think about training that takes into account the specificities of this type of education. It is hoped that the results can collaborate with studies in the area of teacher education in the search for quality in education and, mainly, that contributes to the training of the teacher who will work in the EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FormaçãoContinuadaProfessores.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons