Gilles Deleuze e a intercessão da arte na criação do pensamento da diferença.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Tendo em vista que a questão central da filosofia deleuziana refere-se à construção do pensamento e o seu estatuto de transversalidade diante das demais áreas de criação, a nossa pesquisa direcionou-se para as intercessões possíveis da arte, com destaque para a expressão artístico-literária, junto à estruturação do pensamento da diferença. O trabalho gira em torno das questões do pensamento, da criação, da arte e da literatura e tem como intuito final apresentar algumas dentre as inúmeras intercessões artísticoliterárias na teoria filosófica em evidencia. Para tanto, elencamos três grandes obras: Proust e os Signos, Diferença e Repetição e O que é Filosofia? A partir da argumentação contida nelas direcionamos o nosso estudo objetivando averiguar como a arte contribuiu para a formulação do conceito de pensamento da diferença ou, pensamento sem imagem, proposto por Gilles Deleuze.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Gilles Deleuze, Diferença - filosofia
Citação
REZINO, Larissa Farias. Gilles Deleuze e a intercessão da arte na criação do pensamento da diferença. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.