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dc.contributor.advisorPimenta Neto, Olímpio Josépt_BR
dc.contributor.authorNepomuceno, Bruno Aparecido-
dc.date.accessioned2017-09-12T16:21:59Z-
dc.date.available2017-09-12T16:21:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, Bruno Aparecido. A gargalhada dionisíaca: os sentidos do riso e do cômico na filosofia de Nietzsche. 2017. 189 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8718-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende analisar o significado do caráter cômico e do riso na filosofia nietzschiana, tendo como pano de fundo a passagem da "metafísica de artistas" para a chamada fisiologia da arte. Para isso, pretende-se i) explicitar as mudanças no conceito do "dionisíaco" no pensamento do autor, acontecimento que potencializa uma rica exploração da temática do riso por seus escritos; ii) apresentar a crítica nietzschiana ao filosofar tradicional e aos métodos filosóficos, por ele assumidos desde uma ótica cômica, propondo o riso como superação da vontade de verdade e; iii) explanar como o riso aparece na obra "Assim falou Zaratustra" como o elemento chave a favor das possibilidades de afirmação da vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFriedrich Wilhelm Nietzschept_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.titleA gargalhada dionisíaca : os sentidos do riso e do cômico na filosofia de Nietzsche.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereePimenta Neto, Olímpio Josépt_BR
dc.contributor.refereeVieira, Vladimir Menezespt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Cíntia Vieira dapt_BR
dc.description.abstractenThis research intends to analyse the meaning of the comic aspect and laughter in Nietzsche's philosophy over the transition of his metaphysic period as an artist to that one called philosophy of art. For this, it is intended i) to identify the changes of the dionysian concept in the author's thought and literary style, that allowed the introduction of the idea of laughter in his writings; ii) to present the nietzschean criticism about traditional ways of philosophize and about the philosophical methods assumed by him since a comic sense, proposing laughter as the overcoming of the will-to-truth and; iii) to clarify how laughter shows up in the work “Thus spoke Zarathustra” as a possibility of life affirmation.pt_BR
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