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Title: A educação musical em Minas Gerais na segunda metade do século XIX : o caso do músico Leôncio Francisco das Chagas.
Authors: Gomes, Vitor Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor: Lopes, Eliane Marta Teixeira
Keywords: Música - instrução e estudo
Música e literatura - história - séc XIX
Maestros - música
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Lopes, Eliane Marta Teixeira
Jardilino, José Rubens Lima
Buscacio, Cesar Maia
Galvão, Ana Maria de Olveira
Citation: GOMES, Vitor Sérgio. A educação musical em Minas Gerais na segunda metade do século XIX: o caso do músico Leôncio Francisco das Chagas. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Abstract: Os acervos de documentos musicais do século XIX, sob custódia das instituições mineiras, oferecem inúmeras possibilidades para abordagens históricas de pesquisa. São fontes que, quando interpretadas, dão mostra da riqueza de sonoridades que se deram na região de Minas Gerais, onde, a certa altura, transitou um dos maiores contingentes de músicos do Brasil. Nesse cenário, abordar as práticas em que a educação musical se deu é demanda imprescindível. Mas como encontrar as portas que permitam passagem a esse mundo, cuja memória ainda não foi construída? A pesquisa que deu origem a esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo analisar os modos de participação do músico Leôncio Francisco das Chagas (1838-1912) nas práticas musicais educativas da região mineradora central, na segunda metade do século XIX, tomando como circunscrição geográfica o município de Lamim e outras localidades adjacentes do Estado de Minas Gerais. A partir de seu arquivo pessoal, buscamos compreender em que instâncias de sociabilidade transitou como aprendiz e músico, esclarecendo quais aspectos influenciou e por quais foi influenciado. Realizamos levantamento nos acervos das principais instituições que acondicionam documentos musicais da região no entorno de Lamim e em jornais da segunda metade do século XIX. Assim, foi possível encontrar documentos remanescentes do trabalho de Leôncio Chagas sob custódia de quatro descendentes. O cruzamento dos dados nos levou às suas práticas musicais religiosa, doméstica, escolar, familiar e àquelas que se passavam na rua. Em decorrência desse cruzamento, alcançamos novas possibilidades de entendimento da educação musical em Minas Gerais. Também compreendemos, de dentro para fora, a diversidade de experiências musicais em tantos espaços, expondo a necessidade de realizar recortes criteriosos que revelem as intenções, ainda não percebidas (porque não estudadas) por trás de seu uso. Quando se leva em consideração apenas uma audição estética, perde-se a escuta da educação musical enquanto mecanismo de poder, deixando-se passar a importância das camadas populares, a música das capelas, das corporações das pequenas cidades, seus maestros, compositores e seus mestres, o repertório doméstico e cotidiano, as representações artísticas, religiosas e políticas relevantes para a nossa sociedade.
metadata.dc.description.abstracten: The collections of music documents from the XIX century safeguarded by institutions in the state of Minas Gerais offer innumerous possibilities to approach historic research. When interpreted they become sources that provide a sample of the sonorous wealth that occurred in the region of Minas Gerais, where at a certain height circulated one of the largest contingents of Brazilian musicians. In this scenario, addressing the practices of music education as it occurred has become an imperative. But how do we arrive at the threshold of doorway that allows entry to this world where memory is yet to be constructed? The research that gave origin to this master´s dissertation maintains as its principal objective the analysis of the means of participation by the musician Leôncio Francisco das Chagas (1838 -1912) in music education practices throughout the central mining region during the second half of the XIX century taking in the geographic circumscription of the Lamim municipality as well as adjacent localities in the State of Minas Gerais. Commencing with the musician´s personal collection, we sought to understand which social circumstances he frequented both as an apprentice and as a musician. It further sought to clarify which aspects he influenced and which influenced him. We searched collections from the principal institutions where music documents are safeguarded and in the region surrounding Lamim, as well as from newspapers from the second half of the XIX century. It was possible to encounter some remaining work documents with four of the musician´s descendants. By cross-referencing data we arrived at his religious music practices, home, school, family, and those practices that took place in the street, thereby attaining new possibilities for the understanding of music education in Minas Gerais. We gained understanding from the inside out regarding the diversity of music experiences from many spaces, therefore exposing the necessity to perform criterious extirpations to reveal the intentions, still unperceived (as they have not been studied yet), behind its use. When auditive aesthetics are taken into consideration exclusively, music education as a mechanism of power goes unnoticed and ignores the importance of the more popular layers of society: music from chapels, corporations from small towns, conductors, composers and their conductors, the domestic repertory, and the quotidian as artistic, religious and political representatives relevant to our society.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8700
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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