Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8648
Título: Análise teórico-experimental de elementos comprimidos de aço : ênfase em perfis soldados.
Autor(es): Paula, Geraldo Donizetti de
Gonçalves, Roberto Martins
Palavras-chave: Soldados de aço
Resistência à compressão
Imperfeições iniciais
Data do documento: 2002
Referência: PAULA, G. D. de; GONÇALVES, R. M. Análise teórico-experimental de elementos comprimidos de aço: ênfase em perfis soldados. Cadernos de Engenharia de Estruturas, 2002. Disponível em: <http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/nova_versao/pdf/cee30_1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma análise teórico-experimental sobre a resistência à compressão de perfis I soldados de aço, formados por chapas cortadas a maçarico. A construção metálica no Brasil utiliza os perfis I soldados de aço formados por chapas cortadas a maçarico em virtude da pouca disponibilidade no mercado dos perfis laminados. Os perfis soldados brasileiros apresentam dimensões (altura, largura de mesa e espessura) diferentes das encontradas nos perfis laminados e soldados, fabricados em outros países. Apresentam-se os principais parâmetros envolvidos na formulação das curvas de resistência à compressão para perfis soldados de pequenas dimensões, tais como: tensões residuais, imperfeições geométricas iniciais e seus efeitos no cálculo da resistência à compressão dos perfis soldados compostos por chapas cortadas a maçarico. Os perfis ensaiados pertencem às séries CS 150 x 25, PS 200 x 25 e PS 225 x 29, sendo que foram obtidos resultados experimentais da força normal crítica e das imperfeições geométricas iniciais para três modelos de cada série com quatro índices de esbeltez diferente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8648
Link para o artigo: http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/nova_versao/pdf/cee30_1.pdf
ISSN: 1809-5860
Aparece nas coleções:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseTeóricoElementos.pdf
  Restricted Access
447,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.