Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8635
Title: Modelos empíricos e semi-empíricos para a obtenção do coeficiente de dispersão longitudinal de pequenos cursos de água.
Authors: Devens, Julimara Alves
Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues
Silva, Gilberto Queiroz da
Keywords: Dispersão longitudinal
Traçador
Qualidade da água
Issue Date: 2010
Citation: DEVENS, J. A.; BARBOSA JÚNIOR, A. R.; SILVA, G. Q. da. Modelos empíricos e semi-empíricos para a obtenção do coeficiente de dispersão longitudinal de pequenos cursos de água. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 15, p. 75-88, 2010. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=8&SUMARIO=104>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Abstract: Os métodos simples que usam fórmulas práticas para a previsão do coeficiente de dispersão longitudinal em pequenos cursos d’água naturais são discutidos neste artigo. Dez fórmulas práticas de previsão do coeficiente são comparadas. A base de comparação são os resultados de 22 estudos de campo em que o coeficiente é obtido diretamente com o uso de traçadores ambientalmente neutros. A técnica de obtenção direta do coeficiente apóia-se em metodologia derivada de modelo clássico, tipo Fickiano. A análise dimensional é utilizada para a obtenção dos grupos adimensionais relevantes no processo de transporte de massa e para deduzir um modelo matemático alternativo para o coeficiente de dispersão longitudinal. Este modelo é ajustado pela técnica de regressão múltipla e, ao final, para a sua validação, é aplicado a novos dados de estudos de campo realizados no trecho urbano de um curso d’água natural.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8635
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v15n1.p75-88
ISSN:  2318-0331
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no Brazilian Journal of Water Resources estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Brazilian Journal of Water Resources <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2318-0331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jan. 2020.
Appears in Collections:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ModelosEmpíricosSemi.pdf303,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.