Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/851
Title: Efeito da rugosidade recortada polida no escoamento em modelo de passagem de minério.
Other Titles: Effect of slickensided stepped roughness on the flow through an ore pass model.
Authors: Silva Filho, Amilton Bernardino da
Silva, José Margarida da
Curi, Adilson
Keywords: Rugosidade
Fluxo por gravidade
Passagem de minério
Modelos físicos
Material fragmentado
Issue Date: 2010
Citation: SILVA FILHO, A. B. da ; SILVA, J. M. da ; CURI, A. Efeito da rugosidade recortada polida no escoamento em modelo de passagem de minério. REM: Revista Escola de Minas, v. 63, n.4, p.633-638, out-dez. 2010. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/564/56416594006.pdf>. Acesso em : 15 jun. 2012
Abstract: O principal objetivo desse trabalho é analisar o comportamento do fluxo de material fragmentado em passagens de minério com paredes rugosas. Nesse estudo, um modelo físico de passagem de minério em escala reduzida foi utilizado para observar o efeito da rugosidade sobre o fluxo. A inserção de placas de madeira nas paredes internas do modelo foi realizada de modo a simular as rugosidades do tipo recortada polida. A escolha desse modelo de rugosidade, selecionado a partir dos padrões adotados internacionalmente pela ISRM (Sociedade Internacional de Mecânica de Rochas), foi devido à sua grande similaridade com o padrão de rugosidade encontrado em passagens de minério reais construídas por explosivos. Os resultados dos ensaios realizados no modelo revelaram que as rugosidades do tipo recortada polida provocam uma queda significativa de vazão em relação aos ensaios realizados em paredes lisas. Também foi observada, para esse modelo de rugosidade, a ocorrência de arcos mecânicos, fluxo em funil e fluxo turbulento.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/851
ISSN: 03704467
metadata.dc.rights.license: Revista Escola de Minas – REM - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato em 12 set. 2013.
Appears in Collections:DEMIN - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EfeitoRugosidadeRecortada.pdf227,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.