Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8474
Título: Presença e comédia : o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838 - 1847).
Autor(es): Ribeiro, Andréa Sannazzaro
Orientador(es): Dias, Luciana da Costa
Data do documento: 2017
Membros da banca: Dias, Luciana da Costa
Rangel, Marcelo de Mello
Maciel, Paulo M. Cardoso
Mollo, Helena Miranda
Franco, Gustavo Naves
Referência: RIBEIRO, Andréa Sannazzaro. Presença e comédia: o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838 - 1847). 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar o projeto teatral de Martins Pena a partir da hipótese de construção de uma Nacionalidade marcada pela orientação ético-política presente em sua obra. Partimos da suposição de que parte da sua fortuna crítica, por ter sido elaborada por uma tradição historiográfica anterior que tendia a não alocar potência intelectual e crítica nas comédias, deixou escapar seus aspectos de crítica da realidade social, não enfatizando em sua obra a presença de um clima histórico marcado pelas diversas tensões políticas e sociais em jogo no interior de um tempo histórico acelerado, como era o caso do Brasil após a independência de Portugal. A fim de tornar possível a compreensão de uma Modernidade brasileira, o Capítulo I discute conceitos-chave como o de presença, sentido e clima-histórico (stimmung), conceitos fundamentais para a orientação teórica e epistemológica empreendida na abordagem da Modernidade. O capítulo II, por sua vez, discute a Tragédia e a Comédia como gêneros historicamente distintos, mas que caracterizam duas faces de um mesmo clima histórico oitocentista marcado pela melancolia e busca de formação de uma identidade nacional. Para tanto, abordaremos o ano de 1838 como central, posto que marca tanto a estreia da tragédia de Gonçalves de Magalhães, O Poeta e A Inquisição, quanto na estreia da primeira comédia de Martins Pena, O Juiz de Paz na Roça. Objetivou-se assim caracterizar este período como profundamente marcado por intensos debates e disputas literárias e teatrais, fundamentais para a construção e intensificação do imaginário da nação. Já o capítulo III investiga o que as comédias de Martins Pena presentificam desta nação em construção, revelando aspectos da realidade social brasileira em seu esboço nascente, por dar voz àquele que seria um dos principais debates do período: quem seria o povo que constitui esta Nação? Após compreendermos o que grupos diversos de então entendiam como povo iremos investigar como se dá os efeitos de presença de cada um deles por meio da linguagem da comédia e ampliando esta em direção a outros elementos presentes no clima histórico de então, a saber: a presença do estrangeiro como o ‘outro‘, a presença da escravidão através da violência e do silêncio, o universo feminino, o Brasil físico, ‘geográfico‘, que se mostra através do contraste. Por fim, concluímos que a presença fortemente acentuada nas comédias de Martins Pena revela uma intensa necessidade de experimentar um tempo que muda de forma acelerada por meio de uma estética voltada para emoção do riso. O sentido capaz de ser extraído de suas peças, por sua vez, só pode ser compreendido a luz do próprio tempo em que foram elaboradas, em um círculo hermenêutico.
Resumo em outra língua: The aim of this research is to investigate the theatrical project of Martins Pena, starting from the hypothesis that there is, in his work, a strong presence of an ethical-political orientation to constitution of Brazilian nationality. We start from the assumption that part of his critical fortune, once elaborated by an earlier historiographic tradition that did not see intellectual or critical power in comedies, had a limited approaching to his work, keeping out some critical aspects of social reality. The presence of historical cultural moods (Stimmung) in his comedies were there not highlighted back then, despite the existence of several political and social tensions rising after Brazil‘s independence. Chapter I will discuss some key concepts such as presence, meaning, and historical cultural moods. These are milestones of our theoretical and epistemological approach to understand Modernity in Brazil. Chapter II, on the other hand, will discuss Tragedy and Comedy as historically distinct genres, whose differences characterize two sides of 19th century atmosphere, deeply marked by melancholy as a fundamental cultural mood and by the sought of a national identity. In order to do so, we will approach 1838 as a central year when the debut of Gonçalves de Magalhães' tragedy, O Poeta e a Inquisição, and the premiere of Martins Pena's first comedy, O Juiz de Paz na Roça, took place. The aim here was to present this epoch as heavily influenced by intense literary debates and theatrical disputes. These debates and disputes were essential to the construction and fortification of the nation's imaginary. Chapter III investigates what Martins Pena's comedies presentify in his works as a sense of an under-construction nation, revealing 19th century Brazilian social reality in its outlines, as he opens space to the main debate of the period: who are the people who constitute this Nation? After discussing what assorted groups were understood then as Brazilian nationals, we will investigate how each of them are presented and affects the cultural mood of comedy. Discussion here will be expanded towards other elements present in that epochal cultural moods, namely: the foreigner‘s presence identified as the 'other', the slavery presentified as violence and silence, the female universe, the physical, 'geographical' Brazil, which is exposed in its regional contrasts. Finally, we conclude that what is presentified in Martins Pena's comedies reveals an intense need to experience those time‘s rapid changes throughout the aesthetic emotion of laughter. Their extracted meaning, by its turn, can only be understood in the light of the very time in which they were elaborated, as in a hermeneutic circle.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8474
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PresençaComédiaTeatro.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons