Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8451
Título: Os jogos de bolinhas de gude como instrumentos para o ensino de física no ensino fundamental.
Autor(es): Cruz, Ana Carla da
Coura, Maria Isabel Martins da Costa
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Moreira, Leandro Marcio
Palavras-chave: Bolinhas de gude
Ludicidade
Ensino de física
Data do documento: 2014
Referência: CRUZ, A. C. da et al. Os jogos de bolinhas de gude como instrumentos para o ensino de física no ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBio, v. 7, p. 344-355, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0857-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: A atividade relatada neste trabalho ocorreu em turmas do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga da cidade de Ouro Preto – MG e consistiu na discussão de conceitos físicos inerentes a Movimento a partir de um jogo com bolinhas de gude que possibilitou aos estudantes relacionarem o conteúdo à prática. Essa atividade e seu potencial lúdico possibilitaram grande envolvimento com os temas discutidos e sugerem uma mudança nos métodos tradicionais de ensino de Física que muitas vezes estimulam a memorização mecânica de fórmulas matemáticas, causando aversão e a falta de interesse pela disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8451
ISSN: 1982-1867
Licença: Os trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Virus Reviews & Research <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_JogosBolinhaGude.pdf212,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.