Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8432
Título: Uma análise dos enunciados das questões sobre fotossíntese e respiração celular de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental.
Autor(es): Souza, Mariana Cristina Moreira
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Livro didático
Questões
Fotossíntese e respiração celular
Data do documento: 2014
Referência: SOUZA, M. C. M.; SILVA, F. A. R. e. Uma análise dos enunciados das questões sobre fotossíntese e respiração celular de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5573-5584, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0240-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: Neste trabalho foram analisados os enunciados das questões apresentadas ao final do 6º capítulo de um livro didático de Ciências do volume do 6º ano do Ensino Fundamental II. Por esta análise infere-se que a maioria das questões apresenta enunciados fechados, de caráter tradicional. Além de elicitarem a respostas factuais, que privilegiam a nominalização de processos, as questões enfatizam o reforço e a memorização de conceitos e a reprodução de partes do texto-base. Estes podem ser alguns dos motivos para as dificuldades apresentadas por grande parte dos estudantes no aprendizado sobre os processos de fotossíntese e de respiração celular.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8432
ISSN: 19821867
Licença: Disponível sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia <http://www.sbenbio.org.br/revista/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jul. 2017.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseEnuciadosQuestões.pdf369,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.