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Título: Translações de interesse : impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia.
Autor(es): Allain, Luciana Resende
Coutinho, Francisco Ângelo
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Identidade docente
Formação de professores
Competências profissionais
Translações de interesse
Data do documento: 2013
Referência: ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R. e. Translações de interesse: impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 138-142, 2013. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296686>. Acesso em: 04 ago. 2017.
Resumo: O objetivo deste texto é apontar, por meio do conceito de «translação de interesses» de Bruno Latour, os possíveis impactos de uma regulamentação recente referente à atuação profissional dos biólogos – a Resolução 213/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) - na formação e na identidade profissional de professores de Ciências e Biologia. Como bacharéis e licenciados são todos biólogos com as mesmas possibilidades de atuação, analisamos o referido documento e identificamos como as translações realizadas pelo CFBio tem influenciado não somente o mercado profissional do biólogo, mas também suas competências profissionais, impactando os currículos dos cursos de Ciências Biológicas e a formação e identidade de professores de Ciências e Biologia.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8425
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ISSN: 2174-6486
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