Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8425
Title: Translações de interesse : impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia.
Authors: Allain, Luciana Resende
Coutinho, Francisco Ângelo
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Keywords: Identidade docente
Formação de professores
Competências profissionais
Translações de interesse
Issue Date: 2013
Citation: ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R. e. Translações de interesse : impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 138-142, 2013. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296686>. Acesso em: 04 ago. 2017.
Abstract: O objetivo deste texto é apontar, por meio do conceito de «translação de interesses» de Bruno Latour, os possíveis impactos de uma regulamentação recente referente à atuação profissional dos biólogos – a Resolução 213/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) - na formação e na identidade profissional de professores de Ciências e Biologia. Como bacharéis e licenciados são todos biólogos com as mesmas possibilidades de atuação, analisamos o referido documento e identificamos como as translações realizadas pelo CFBio tem influenciado não somente o mercado profissional do biólogo, mas também suas competências profissionais, impactando os currículos dos cursos de Ciências Biológicas e a formação e identidade de professores de Ciências e Biologia.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8425
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296686
ISSN: 21746486
Appears in Collections:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TranslaçõesInteresseImpactos.pdf66,41 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.