Estudo microbiológico relacionado à geração de drenagem ácida em antigas minas de pirita no município de Ouro Preto, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2004
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho possui um enfoque geomicrobiológico, voltado para investigar a existência de microrganismos oxidantes em ambientes ácidos de regiões que envolvem antigas minas de pirita (FeS2 ) de Ouro Preto, MG. Este estudo tem o propósito de verificar a presença de microorganismos acidófilos em tais regiões, e constatar se os mesmos atuam na oxidação da pirita. Para tanto, foram coletadas amostras de rochas e sedimentos contendo esse sulfeto, localizados em ambientes ácidos de duas antigas minas. Nos experimentos realizados, pôde-se relacionar um aumento brusco no potencial de oxi-redução (Eh) à existência de bactérias acidófilas que atuam na oxidação da pirita contida nas amostras de rochas e sedimentos. A presença de bactérias foi posteriormente confirmada pela observação desses microrganismos ao microscópio.
Descrição
Palavras-chave
Citação
MARTINS, C. M. et al. Estudo microbiológico relacionado à geração de drenagem ácida em antigas minas de pirita no município de Ouro Preto, MG. Geochimica Brasiliensis, v. 18, n. 2, p. 77-85, 2004. Disponível em: <https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/213>. Acesso em: 20 jul. 2017.