Recuperação de testemunhos sedimentares em ambientes lacustres assoreados do complexo de lagos do médio vale do rio Doce, Minas Gerais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Foi realizada uma adaptação dos métodos tradicionais utilizados na recuperação de sedimentos de lagoas para a amostragem de testemunhos em ambientes lacustres assoreados encontrados no vale do médio rio Doce, MG. Escolheu-se três pontos, em diferentes estágios de assoreamento. No lago Lagoa Preta coletou-se o testemunho LP com 2,01 metros; no lago Lagoa Nova obteve-se o testemunho LN contendo 2,59 metros e no Lago Toquinho recuperou-se o testemunho LT com 2,25 metros de comprimento. Em todos, as feições sedimentares foram preservadas sendo que LP apresentou 1 fácies, LN 3 e LT totalizou 2 fácies. Utilizou-se para este trabalho canos de P.V.C. introduzidos por percussão manual. Os pontos de coleta não apresentaram obstáculos que impedissem a realização do trabalho, mas suas características inviabilizariam a aplicação dos métodos convencionais. Os resultados do método empregado foram considerados satisfatórios por terem permitido a recuperação dos testemunhos sem comprometer a estrutura das camadas deposicionais, além de ter apresentado um custo economicamente viável.
Descrição
Palavras-chave
Afácies, Lagos, Testemunhos sedimentare, Médio Rio Doce
Citação
PERÔNCIO, C.; CASTRO, P. de T. A. Recuperação de testemunhos sedimentares em ambientes lacustres assoreados do complexo de lagos do médio vale do rio Doce, Minas Gerais. Natureza On Line, v. 8, p. 51-56, 2010. Disponível em: <http://www.naturezaonline.com.br/natureza/conteudo/pdf/08_PeronicoCeCastroPTA_4156.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.