Avaliação da qualidade da água de viveiros de piscicultura de pequeno porte associados à suinocultura.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da água de viveiros de piscicultura com cultivo de tilápias (Oreochromis niloticus), associados à suinocultura, em uma propriedade rural no município de Frutal/MG. Foram realizadas coletas mensais durante 9 meses, na entrada e saída de três viveiros (6 pontos de coleta), para quantificação de variáveis limnológicas e microbiológicas, como: oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, temperatura, amônia, nitrato, nitrito, fósforo total, ortofosfato e coliformes termotolerantes. Os resultados entre os diferentes pontos de coleta foram submetidos a análises estatísticas, conforme o modo de distribuição dos dados de cada variável analisada. Foi observado que três destas variáveis (oxigênio dissolvido, fósforo total e coliformes termotolerantes) estavam em desacordo com os padrões vigentes. Os resultados sugeriram que a suinocultura adjacente a dois dos viveiros, impactou a qualidade da água em relação a estes parâmetros. Assim, os resultados indicam a necessidade de construção de um sistema de tratamento na saída do viveiro 2 e/ou de diminuição da quantidade de suínos junto aos viveiros, visando manter uma água de qualidade adequada para o cultivo dos peixes.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Água - qualidade, Peixe - criação, Suíno - criação
Citação
MARTINS, Luciana Aparecida Paula. Avaliação da qualidade da água de viveiros de piscicultura de pequeno porte associados à suinocultura. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.