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dc.contributor.authorDias, Luciana da Costa-
dc.date.accessioned2017-07-03T14:34:25Z-
dc.date.available2017-07-03T14:34:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDIAS, L. da C. Nietzsche, Artaud e o pós dramático : elementos de uma crise anunciada? Ensaios Filosóficos, v. 11, p. 73-84, 2015. Disponível em: <http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo11/LucianadaCostaDias.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn21774994-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8132-
dc.description.abstractIremos discutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da “corporeidade” como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o referencial teórico se constrói a partir de três fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa a superá-la, resgata o corpo como origem de toda significação, abre o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) seria o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e crise do drama serão discutidas à luz do pensamento de Lehmann e seu conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud pode ser entendido como aquele que antecipa e anuncia as mudanças fundamentais e a própria crise das artes cênicas no século XX.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectLehmannpt_BR
dc.subjectPost-dramaticpt_BR
dc.titleNietzsche, Artaud e o pós dramático : elementos de uma crise anunciada?pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenWe shall discuss some theoretical assumptions concerning the return of embodiment as the scenes’s fundamental act, occurred in the performing arts at XX century. The theoretical framework is built from three main sources. Nietzsche, in his fundamental critic of rationalism and nihilism as characteristics of modernity, seeks to overcome it, rescuing the body as source of all meaning, thus inaugurating the theoretical questioning field we intend to approach. Artaud seeks to rescue a primordial concept of theatricality, in which the body (as well as scream and breath) is the fundament of theatrical action. He rejects the supremacy of the word (and of reason) to build a scene, thus helping us to understand the relationship between overcoming of modernity and overcoming of logocentrism also in theater. Finally, the consonances between the so-called crisis of modernity and the crisis of drama will be discussed in light of Lehmann’s thought and his concept of post-dramatic. The circularity and relevance of this question becomes evident because, for Lehman (an author whose work is tensioned by questions long rooted in German philosophy), Artaud’s project can be understood as anticipating and announcing some of the changes that will be fundamental for the Performing arts crisis in the XX century.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo11/LucianadaCostaDias.pdfpt_BR
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