Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8082
Título: A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.
Autor(es): Pires, Nair Aparecida Rodrigues
Palavras-chave: Políticas públicas
Licentiates
Public politics
Multiplicity
Data do documento: 2003
Referência: PIRES, N. A. R. A identidade das licenciaturas na área de música: multiplicidade e hierarquia. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 9, 81-88, set. 2003. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/403/330>. Acesso em: 27 jun. 2017.
Resumo: Este artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.
Resumo em outra língua: This paper takes data from a research that investigated the identity of music teachers’ initial education courses. The research uses a qualitative investigation program over six courses to define the features that identify them. The results show that the multiplicity in the artistic field brings a presumed multifunction feature that is present in the official discourse and in the political practices at the State of Minas Gerais. Besides this, there is a multiplicity of names for the courses that graduate music teachers. Both facts cause a hierarchy of the music teachers, found in the public contests and apprenticeships. These results can help us to have a glimpse of some implications at this historical moment, pointing to clues about future ways to be achieved in the field of Music.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8082
ISSN: 2358-033X
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019.
Aparece nas coleções:DEMUS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdentidadeLicenciaturasÁrea.pdf75,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.