Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8081
Título: | Música nas escolas de educação básica : o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011). |
Título(s) alternativo(s): | Music in elementary schools : state of the art survey on publications of ABEM Journal (1992-2o11). |
Autor(es): | Pires, Nair Aparecida Rodrigues Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas |
Palavras-chave: | Educação musical Music education |
Data do documento: | 2013 |
Referência: | PIRES, N. A. R.; DALBEN, A. I. L. de F. Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011). REVISTA DA ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, 103-118, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/85/70>. Acesso em: 27 jun. 2017. |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sobre o tema educação musical nas escolas de educação básica, na produção da Revista da Abem, no período de 1992 a 2011. Foram mapeados 75 artigos e a coleta de dados foi feita com base na leitura dos resumos, bem como alguns artigos que não o trazem. Os trabalhos foram analisados a partir de diferentes enfoques e agrupados em três categorias: formação e prática profissional, políticas públicas e a música no contexto escolar, e outras temáticas. Os resultados trazem elementos para se pensar a pesquisa, a música e seu ensino nas escolas de educação básica. |
Resumo em outra língua: | This paper presents a state of the art survey on music education in elementary schools, based on Abem Journal publications, between 1992 and 2011. The analysis involved a total of 75 articles and data was collected from abstracts and full-text articles, whenever abstracts were not available. The articles were analyzed from different perspectives and grouped into three broad categories: training and professional practice, public policies and music in schools, among other topics. The results indicate ways of thinking about research, music and teaching music in elementary schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8081 |
ISSN: | 2358-033X |
Licença: | Os trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019. |
Aparece nas coleções: | DEMUS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MúsicaEscolasEducação.pdf | 248,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.