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Título: Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.
Autor(es): Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi
Orientador(es): Souza, Marcelo Freire Pereira de
Palavras-chave: Narrativa - retórica - transmídia
Entretenimento
Literatura
Data do documento: 2017
Membros da banca: Souza, Marcelo Freire Pereira de
Tarcia, Lorena
Lopez, Debora Cristina
Referência: BORGES, Aline Monteiro Xavier Homssi. Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia: análise de A dança dos dragões e produtos derivados. 2017. 247 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: A tensão entre os conceitos de adaptação de um texto literário original e de narrativa transmídia é o foco desta pesquisa. A questão norteadora busca entender se tramas literárias são adaptadas para novas linguagens ou passam a ter sua narrativa expandida, em certas situações. Assim, levanta-se as características de uma narrativa, com base em Aristóteles (1973), Barthes (1972), Balogh (2002), Genette (1972), Todorov (2013, 2017), Liestøl (1997) e Volli (2007). A adaptação, com foco em obras literárias que são levadas para o cinema ou para a televisão, é vista a partir de conceitos de Bazin (1991), Field (2001) e Stam (2008). Por sua vez, a convergência midiática, observada a partir dos conceitos de Midiamorfose (FIDLER, 1998), Remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e Convergência (JENKINS, 2009) leva à ampliação de suportes e propicia que uma mesma história seja contada em diversos canais. O objeto de pesquisa é formado por produtos derivados de As crônicas de gelo e fogo, escritas por George R. R. Martin, a partir do quinto livro da saga, A dança dos dragões. São eles: a quinta temporada da série televisiva Game of Thrones e o jogo Game of Thrones – A Telltale Games Series. Os procedimentos metodológicos combinam três estratégias: a Análise Estrutural da Narrativa (TODOROV, 1972); a Análise Fílmica (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2012) e a Análise de Jogos (MANOVICH, 2005). A Análise Estrutural da Narrativa aponta para a forma do texto, deixando de lado seu conteúdo, e para a maneira como esta forma se repete ao longo do relato, indicando a manutenção das estruturas narrativas. Já a Análise Fílmica leva em conta características do produto série de televisão, além do modo como histórias são condensadas ou expandidas ao serem levadas para esse formato. Por fim, a Análise de Jogos observa como os algoritmos dos videogames interferem na narrativa construída por usuários, quando há opções diferentes de caminhos a seguir, a partir de um cardápio oferecido ao jogador. A pesquisa cruza a estrutura narrativa dos três produtos analisados, apontando semelhanças e diferenças e buscando identificar, nessas últimas, quando são frutos de adaptação da trama original para o novo suporte e/ou quando fazem parte de estratégias de ampliação da história original.
Resumo em outra língua: This research focused on the tension between the concepts of transmedia narrative and adaptation of an original literary text. The leading question inquired if literary plots are adapted to new languages or if they have their narratives expanded in certain situations. Therefore, to talk about the characteristics of a narrative we used Aristotle (1973), Barthes (1972), Balogh (2002), Genette (1972), Todorov (2013, 2017), Liestøl (1997) and Volli (2007). The adaption was seen from the concepts of Bazin (1991), Field (2001) and Stam (2008), which focus on literary works that are taken to the cinema or to the television. On the other hand, the media convergence leads to an expansion of the supports and allows the very same story to be told through different channels, which was observed from the concepts of Mediamorfose (FIDLER, 1998), Remediation (BOLTER; GRUSIN, 2000) and Convergence (JENKINS, 2009). The object of this study is formed by the fifth season of the TV show Game of Thrones and the game named Game of Thrones – A Telltale Games Series. Both are derived from the book A dance with dragons, the fifth one of the series novel A Song of Ice and Fire, written by George R. R. Martin. The methodological procedures combined three strategies: Structural Analysis of the Narrative (TODOROV, 1972); Film Analysis (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2012) and Game Analysis (MANOVICH, 2005). The Structural Analysis of the Narrative deals with the form of the text and how it is used repeatedly indicating that the structural narrative was kept, leaving out its content. Moreover, the Film Analysis takes into consideration the characteristics of the product ‘TV series’, towards the way stories are expanded or condensed when they are taken to this format. To conclude, the Game Analysis observes how the algorithms of the videogames interfere in the narrative built by the users when there are different paths that can be taken from a range of options offered to the game player. The research analyzed the narrative structures of the three products, pointed out the similarities and differences, and tried to identify when these are adaptations of the original plot in a new support, strategies of expansion or both.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8021
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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