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Título: As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego.
Autor(es): Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
Orientador(es): Rosa, Milton
Palavras-chave: Cegos - educação - matemática
Matemática - estudo e ensino
Data do documento: 2016
Membros da banca: Rosa, Milton
Healy, Siobhan Victoria
Viana, Marger da Conceição Ventura
Referência: DRUMMOND, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira. As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Este estudo propõe o examine da elaboração de estratégias de ensino adaptadas para a aprendizagem de conteúdos matemáticos por um aluno cego. Como referencial teórico foram utilizados os conceitos de Mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal e Compensação Social, que foram propostos por Vygotsky e que estão relacionados com o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos cegos com a utilização de materiais manipulativos como mediadores desse processo. O principal objetivo dessa pesquisa foi verificar em uma situação concreta a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire para um aluno cego no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. Esse material manipulativo é uma adaptação das Barras de Cuisinaire, no qual as cores originais foram substituídas por texturas. Outras modificações, como, por exemplo, o aumento do tamanho das barras desse material também foram realizadas. Nesse contexto, uma pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo de caso, com um participante de sete anos, com cegueira congênita, que vivencia as primeiras experiências escolares. Esse participante teve o acompanhamento da professora-pesquisadora em parceria com a sua professora de apoio que, em conjunto, possibilitaram a realização das atividades curriculares matemáticas que foram elaboradas para facilitar a apropriação dos conceitos de número, quantidade, ordem, capacidade, adição, subtração e multiplicação. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de nove sessões de, aproximadamente, duas horas cada, que continham atividades curriculares propostas no registro documental desse estudo, que foram registradas por meio de filmagens para posterior transcrição. As observações foram anotadas no diário de campo da professora-pesquisadora. Da análise dos dados emergiram três categorias: 1) Análise da Adaptação Física do Material Manipulativo de Cuisinaire, 2) Processo de Mediação Didática e 3) As Barras Adaptadas do Material Manipulativo de Cuisinaire como uma Metodologia Inovadora e as respectivas subcategorias, que foram determinantes na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. A interpretação dos resultados obtidos com a análise dos dados mostrou que as barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire podem ser consideradas como instrumentos mediadores na realização das atividades propostas em sala de aula, pois possibilitou a aprendizagem dos conteúdos matemáticos relacionados com as operações de adição, subtração e multiplicação pelo participante desse estudo. Essa análise também mostrou a importância da utilização de outros materiais auxiliares, como, por exemplo, as caixas para guardar e organizar as barras adaptadas e o tabuleiro para o seu manuseio. Como a população desse estudo é formada por apenas um participante, a generalização dos resultados não é possível, contudo, de acordo com os resultados obtidos infere-se que uma contribuição importante dessas barras adaptadas foi auxiliar o participante desse estudo no desenvolvimento de seu raciocínio multiplicativo por meio da manipulação dessas barras mesmo que esse conceito não fosse de seu conhecimento. Além desses conceitos de adição, subtração e multiplicação, a utilização dessas barras também contribuiu para que esse participante pudesse compreender os conceitos de crescente e decrescente, antecessor e sucessor e quantidade e capacidade. Ao final da condução dessa pesquisa foi elaborado um produto educacional no formato de um caderno de sugestões cujo objetivo é auxiliar os professores que lecionam para alunos cegos em suas turmas regulares, bem como os demais profissionais interessados nesse tópico, por meio da elaboração de atividades curriculares matemáticas relacionadas com as operações de adição, subtração e multiplicação com a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisinaire.
Resumo em outra língua: This study examines the elaboration of teaching strategies adapted to the learning of mathematical content by a blind student. The theoretical framework used was the concept of mediation proposed by Vygotsky regarding the teaching and learning of mathematics for blind students by using manipulative materials as mediators in this process. This research examined the use of adapted rods of Cuisinaire manipulative materials for blind students using concrete manipulatives. This material is a modified variation of Cuisinaire Rods, in which the original colors were replaced with textures, as well as other modifications regarding to the increased size of the rods. In this context, a case study was conducted with a seven-year-old participant with congenital blindness who is beginning his first school experience. This researcher-teacher in partnership with the support-teacher monitored the participant, so that together they developed mathematics curricular activities designed to enable the appropriation of concepts such as number, quantity, order, capacity, addition, subtraction and multiplication. Data were collected by conducting semi-structured interviews of nine sessions of approximately two hours each, which contained the activities proposed in the documental record of this study. Were recorded by video. These activities were designed to promote the use of the Cuisinaire Adapted Rods by the participant of this study with teacher support. In this context, three categories emerged, 1. Analysis of Physics Adaptation of the Manipulative material of Cuisinaire; 2. Mediation Process and 3. The Use of Cuisinaire Adapted Rods as an innovative methodology. Within these three contexts, a number of sub-categories developed were decisive in the results of this study. Because the manipulatives made learning of mathematical content possible, especially in regard to the operations of addition, subtraction, and multiplication performed by the participant in this study. The interpretation of the results obtained from the analysis of the data showed that the Cuisinaire adapted rods are satisfactory in carrying out the proposed activities in the classroom. As the population of this study consists of only one participant, the generalizability of the results is not possible; however, according to the results obtained in this study, it is possible to infer that a major contribution of the adapted materials assisted the participant in this study in the development of his multiplicative reasoning by manipulating these adapted rods. In addition to the concepts of addition, subtraction and multiplication, the use of the adapted rods for the participant in this study, contributed to the understanding of the concepts of increasing and decreasing, predecessor and successor, quantity and capacity. This research enabled the researcher-teacher to elaborate an educational product in the form of a suggestion book aimed towards helping teachers who teach blind students in their regular classes, through the development of mathematics related curricular activities in relation to the operations of addition, subtraction, and multiplication with the use of the adapted rods of the manipulative material of Cuisinaire.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7966
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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