Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7904
Título: Favorecendo o aprendizado do modelo eletrostático : análise de um processo de ensino de ligação iônica fundamentado em modelagem – Parte II.
Autor(es): Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
Palavras-chave: Enlace iónico
Modelo electrostático
Enseñanza basada en modelaje
Data do documento: 2009
Referência: MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. da S. Favorecendo o aprendizado do modelo eletrostático: análise de um processo de ensino de ligação iônica fundamentado em modelagem – Parte II. Educación Química, v. 20, p. 282-293, 2009. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X18300399>. Acesso em: 20 maio 2017.
Resumo: Se elaboró una secuencia de actividades para la enseñanza del enlace iónico de acuerdo con las suposiciones de la enseñanza por modelaje y del modelo electrostático. Esa estrategia fue aplicada en una clase de bachillerato (16-18 años) de una escuela pública brasileña. A partir de los datos recogidos (filmación en el aula, actividades y evaluaciones) fueron hechos estudios de caso para cada uno de dos grupos de alumnos. Con base en esos datos discutimos cómo la estrategia de enseñanza favorece el aprendizaje del enlace iónico por los alumnos.
Resumo em outra língua: A sequence of activities for the teaching of ionic bond was developed following both the modelling-based teaching and the electrostatic model theoretical backgrounds. Such activities were used in a medium level classroom (16-18 years old students) from a public Brazilian school. Data were collected from video-recording of the class, and written material produced by students. They supported the proposition of case studies for each group of students. From the analysis of the case studies, we discuss how the teaching activities favoured students learning about ionic bond.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7904
Link para o artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X18300399
DOI: https://doi.org/10.1016/S0187-893X(18)30039-9
ISSN: 0187-893X
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FavorecendoAprendizadoModelo.pdf
  Restricted Access
398,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.