Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7876
Título: Estudo do comportamento de sapatas de freio de resina fenólica, em frenagem por atrito de rodas metroferroviárias.
Autor(es): Souza, Rogério Eustáquio de
Orientador(es): Branco, José Roberto Tavares
Oliveira, Cristovam Paes de
Palavras-chave: Ferrovias
Ferrovias - freios
Resinas fenólicas
Data do documento: 2004
Membros da banca: Branco, José Roberto Tavares
Lins, Vanessa de Freitas Cunha
Oliveira, Cristovam Paes de
Domingues, Ricardo Pinheiro
Referência: SOUZA, Rogério Eustáquio de. Estudo do comportamento de sapatas de freio de resina fenólica, em frenagem por atrito de rodas metroferroviárias. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Considerando a gravidade e a magnitude dos prejuízos causados no Brasil e no mundo, pelos inúmeros problemas decorrentes da deterioração prematura do sistema roda ferroviária - sapata de freio, e a necessidade de se estabelecer parâmetros que levem à minimização de tais problemas, buscou-se levantar, neste trabalho, dados de desempenho, evolução de desgaste e coeficiente de atrito de sapatas de freio de resina fenólica, bem como de degradação de rodas ferroviárias, em operação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU-METROBH. Análise química, metalúrgica e ensaios de dureza em componentes novos ou que chegaram ao “fim da vida” foram efetuadas. Os resultados obtidos foram avaliados comparativamente com outros disponíveis na literatura e são discutidos de forma a contribuir para o desenvolvimento de procedimentos e de materiais para rodas ferroviárias e sapatas de freio, que apresentem performance mais adequada às aplicações operacionais. Verificou-se que as transformações metalúrgicas e as descontinuidades apresentadas pelas rodas usadas, são equivalentes às relatadas por outras companhias operadoras metroferroviárias e de transporte de carga, no Brasil e em diversos países do mundo. Taxas de desgaste foram determinadas em corpos de prova de sapatas de freio, através do ensaio tribológico de “Pino sobre Disco”. Estes resultados foram comparados com medidas obtidas em Testes de Rodagem no Campo e durante todo o processo foram identificados e registrados diversos fatores que influenciaram o desgaste. Os testes de campo demonstraram aumento do desgaste das sapatas nos períodos chuvosos o que foi usado para fundamentar uma proposta para o aumento da vida útil das Sapatas de Freio, a partir de uma melhor regulagem dos equipamentos do sistema de freio dos trens. Os resultados dos ensaios tribológicos de “Pino sobre Disco” permitiram determinar-se um perfil de comportamento da evolução do desgaste das sapatas de f reio em laboratório, tendo-se estabelecido uma correlação qualitativa desses resultados com os dados dos Testes de Rodagem no Campo.
Resumo em outra língua: Considering the seriousness and magnitude of the losses caused in Brazil and in the world, due to countless problems of premature failures of the railway wheels- brake shoe system, and the need to establish parameters to minimize such problems, this work armed at getting data on the evolution of wear and friction coefficient of phenolic resin brake shoe, as well as on the degradation of railway wheels, in operation at the CBTU-METROBH - Brazilian Company of Urban Trains of Belo Horizonte City. Chemical analysis, hardness and microstructural evaluations of new wheels and of wheels that reached the "end of life" were carried out. The results show that the evidences of phase transformations and discontinuities are equivalents to what has been previously shown by others passenger and freight railway companies, in Brazil and in several countries. Wear rates were measured by Pin-on-Disk Testing and Field Testing of Trains. The field tests showed an increase of the wear of brake shoes in rainy periods, what was used to support a new procedure that was suggested to CBTU, that will likely increase brake shoe life, for example by better regulation for the brake system equipments of the train. The results of Pin-on-Disk testing materials of brake shoes allowed the determination of a qualitative relationship between its results and performance in the field.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7876
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoComportamentoSapatas.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.