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Título: Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero.
Autor(es): Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Resíduos - minério de ferro
Rodovias - pavimentos
Pavimentos de asfalto
Data do documento: 2017
Membros da banca: Fernandes, Gilberto
Pereira, Carlos Alberto
Corteletti, Rosyelle Cristina
Russo, Mário Luís Cabello
Morandini, Thiago Luiz Coelho
Referência: SILVA, Rodolfo Gonçalves Oliveira da. Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero. 2017. 205 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta soluções técnicas para execução de revestimentos rodoviários alternativos com a utilização de rejeito de minério de ferro em sua composição. O estudo realizado também demonstra a possibilidade de redução do custo de produção de concretos asfálticos a quente, de forma a estimular a construção de rodovias pavimentadas e melhorar as condições de trafegabilidade destas vias. Apesar da ampla busca por publicações, estudos, referências ou pesquisas relacionadas à utilização do rejeito de minério de ferro em concretos asfálticos, identificaram-se poucas citações disponíveis na literatura. Tal fato aponta grande possibilidade deste trabalho compor os estudos pioneiros relacionados ao tema. A dosagem das misturas asfálticas foi baseada na metodologia Marshall e enquadrada na faixa C do DNIT. O comportamento mecânico das misturas foi avaliado por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, ensaio de fadiga, creep estático, creep dinâmico, estabilidade e fluência Marshall. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa ELSYM5. Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais e na análise mecanística das estruturas avaliadas neste trabalho, pode-se afirmar que os rejeitos de minério de ferro apresentam potencial de utilização em revestimentos asfálticos, possibilitando uma redução do passivo ambiental gerado por este resíduo e diminuição no consumo de agregados convencionais utilizados em misturas alfálticas. Elaborou-se ainda um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis contendo quatro tipos de revestimentos asfálticos alternativos, com o intuito de motivar a utilização do rejeito de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero na construção de pavimentos rodoviários.
Resumo em outra língua: This work shows technical solutions for the construction of hot mix asphalt pavement surface, with the use of iron ore tailings as aggregate. This study also demonstrates the possibility of reducing the cost of production of asphalt concrete, in order to stimulate the construction of paved roads and to improve the conditions of their trafficability. There is very little published data about it, what makes this research very relevant. The design hot mix asphalt was based on the Marshall method according to the particle size range ―C‖ of the Brazilian Department of National Infrastructure and Transportation (DNIT). The mechanical behavior of the hot mix asphalt was evaluated through the resilient modulus test, indirect tensile strength, fatigue testing, static creep, dynamic creep, Marshall stability and flow. The mechanistic analyses were accomplished being used the software ELSYM5. The results based on the laboratory tests and the mechanistic analysis of the structures evaluated in this work indicate that the iron ore tailings has potential to be used as a raw material for asphalt concrete, reducing the environmental damages generated by residue disposal and the consumption of conventional aggregates used in asphaltic mixtures. A simplified catalog of flexible pavements was elaborated containing four types of alternative hot mix asphalt with the purpose of motivating the use of iron ore tailings from the region of Quadrilátero Ferrífero in the construction of road pavements.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7740
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