Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7718
Title: Conteúdo de riboflavina em leite e produtos lácteos e comparação com o valor anunciado no rótulo.
Authors: Abranches, Monise Viana
Lucia, Ceres Mattos Della
Rocha, Fernanda Izabel Garcia da
Moraes, Vanessa Barbosa de
Gonçalves, Lisângela Fernandes
Neves, Érica Granato Faria
Sant'Ana, Helena Maria Pinheiro
Keywords: Riboflavina
Leite integral
Leite desnatado
Iogurte
Issue Date: 2008
Citation: ABRANCHES, M. V. et al. Conteúdo de riboflavina em leite e produtos lácteos e comparação com o valor anunciado no rótulo. Alimentos e Nutrição, Marília, v. 19, p. 307-314, 2008. Disponível em: <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/635/533>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Abstract: O leite e seus derivados são alimentos de alto valor nutricional, muito presentes na dieta do brasileiro e ricos em ribofl avina, cuja defi ciência é endêmica em várias regiões do mundo. Esse estudo investigou o conteúdo de ribofl avina em leites e derivados e avaliou se os valores encontrados são condizentes com os declarados no rótulo. Foram avaliadas 3 marcas de leite integral, 2 de leite desnatado, 2 de queijo tipo petit suisse e 3 de iogurte. As análises foram conduzidas por Cromatografi a Liquida de Alta Efi ciência (CLAE). Não foi observada diferença quanto ao conteúdo de ribofl avina entre os leites desnatados, mesmo quando apresentado no rótulo o termo “enriquecido com vitaminas”. O mesmo não foi observado em leites integrais, sendo encontradas diferenças signifi cativas quanto ao conteúdo vitamínico entre as marcas analisadas. Em iogurtes, esta diferença não foi signifi cativa. Uma das marcas de queijo tipo petit suisse apresentou teor de ribofl avina duas vezes superior à outra. Notou-se superestimação dos valores de ribofl avina descritos nos rótulos dos produtos que continham esta informação quando comparados àqueles encontrados no presente trabalho. Verifi ca-se a necessidade de fi scalização quanto ao enriquecimento de produtos lácteos e de intensifi car as pesquisas nessa área, devido à escassez de dados na literatura.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7718
ISSN: 21794448
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/index>. Acesso em: 21 jan. 2016.
Appears in Collections:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ConteúdoRiboflavinaLeite.pdf245,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.