Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7656
Title: Meu Porta-Voz : uma avaliação do uso da tecnologia da informação a favor da participação popular no poder legislativo.
Authors: Machado, Tales Mota
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira Junior, Álvaro Rodrigues
Keywords: Inteligência coletiva
Software de aplicação - participação politica
Engenharia de software
Participação politica
Software de aplicação - tecnologia - avaliação
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Pereira Junior, Álvaro Rodrigues
Freitas, Alan Robert Resende de
Paiva, Débora Maria Barroso
Ferreira, Anderson Almeida
Citation: MACHADO, Tales Mota. Meu Porta-Voz : uma avaliação do uso da tecnologia da informação a favor da participação popular no poder legislativo. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: O atual cenário político do país não fornece mecanismos eficazes para incluir a participação popular na tomada de decisão nas políticas públicas. Visto que, apesar dos esforços para a criação de ferramentas governamentais para coleta de opinião pública, como o sistema de votações da Câmara dos Deputados, o resultado de tais serviços não refletem o resultado final das votações. Assim, o objetivo deste trabalho é criar uma plataforma a fim de oferecer ferramentas para a população discutir e apontar soluções para os problemas encontrados nas cidades. Dessa forma, por meio do uso da Inteligência Coletiva, a plataforma é capaz de definir as prioridades do município. Ainda, foi necessário escolher pessoas com um perfil específico para se afiliarem à plataforma e se candidatarem ao cargo político de vereador para serem os responsáveis por atender as demandas da população. Como resultado, um aplicativo móvel foi desenvolvido e implementando todos os requisitos levantados para atender aos objetivos propostos. Ainda, um estudo de caso foi realizado nas cidades de Ouro Preto-MG e Araraquara-SP, mostrando que o uso da tecnologia da informação pode auxiliar na participação popular para a tomada de decisões políticas.
metadata.dc.description.abstracten: The current political brazilian scenario does not provide e ective mechanisms to include public participation in the decision-making of government policies. Thus, the objective of this work was to create a platform that o ers tools for the population to discuss and suggest solutions to problems found in cities. In this way, through the use of Collective Intelligence, the platform is able to de ne the priorities of the city. It was necessary to choose people with speci c pro le to join the platform and to apply for the Political o ce of councilor. These people are responsible for solving the demands of the population. As result, a mobile application was developed implementing all the requirements to achieve the objectives. A case study was performed in two cities of the country: Ouro Preto-MG e Araraquara-SP. We concluded that the use of information technology can assist in the public participation of political decision-making.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7656
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 24/04/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Appears in Collections:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MeuPortaVoz.pdf10,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons