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Título : Delimitação de mercado relevante de gasolina comum e álcool hidratado nas regiões brasileiras : uma análise via testes econométricos.
Autor : Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Braga, Marcelo José
Palabras clave : Regular gasoline
Hydrated ethanol
Relevant market
Fecha de publicación : 2012
Citación : FERNANDES, R. A. S.; BRAGA, M. J. Delimitação de mercado relevante de gasolina comum e álcool hidratado nas regiões brasileiras: uma análise via testes econométricos. Revista de Economia e Administração, v. 11, n. 3, p. 364-385, 2012. Disponível em: <https://seer.insper.edu.br/index.php/rea/article/view/rea.2012.661/330>. Acesso em: 20 abr. 2017.
Resumen : Esse artigo teve como objetivo delimitar o mercado relevante de produto para os combustíveis líquidos (gasolina comum e álcool hidratado) nas regiões brasileiras, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizaram-se testes de raízes unitárias, cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados dos testes de cointegração revelam que os dois combustíveis competem entre si nos mercados regionais. Alterações nos preços de qualquer um deles podem gerar substituição, de forma que tais choques passam a ter caráter apenas transitório. Verifica-se que a evolução nos preços da gasolina comum é explicada, em grande medida, pelos seus próprios desvios e tem poder explanatório relativamente elevado sobre a variabilidade da decomposição do erro de previsão do álcool hidratado, de modo que essa tendência vai aumentando gradualmente com o passar dos meses. Além disso, o preço da gasolina comum causa, no sentido de Granger, os preços do álcool hidratado. Todavia, o inverso não ocorre.
metadata.dc.description.abstracten: This paper attempts to establish the relevant product market for liquid fuels (regular gasoline and hydrated ethanol) in regions of Brazil, from January 2002 to December 2008. To this end, we use unit root and cointegration, variance decomposition of forecast errors and Granger causality tests. The cointegration test results reveal that the two fuels compete with each other in regional markets. Changes in the prices of any of them can produce substitution, so that price shocks are only transitory. It was found that the trend in gasoline prices is explained largely by its own changes and has relatively high explanatory power for the variability of the prediction error decomposition of hydrated ethanol, and that this trend is gradually increasing over the months. In addition, the price of regular gasoline Granger-causes the price of hydrated ethanol. However, the opposite is not true.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7628
metadata.dc.identifier.uri2: https://seer.insper.edu.br/index.php/rea/article/view/rea.2012.661/330
ISSN : 1984-5308
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