Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/757
Title: Efeito das tinturas de café torrado e moído nos níveis séricos de colesterol, triglicerídeos e glicose em ratos diabéticos.
Authors: Cardoso, Luciana Marques
Oliveira, Tânia Toledo de
Pinto, Aloísio da Silva
Chaves, Agnaldo Rodrigues de Melo
Leão, Maria Aparecida
Costa, Marcelo Rocha da
Fonseca, Marilane Kalyetta Almeida
Santos, Ancély Ferreira dos
Zatti, Ricardo Antônio
Nagem, Tanus Jorge
Keywords: Tinturas
Café
Diabetes
Issue Date: 2011
Citation: CARDOSO, L. M. et al. Efeito das tinturas de café torrado e moído nos níveis séricos de colesterol, triglicerídeos e glicose em ratos diabéticos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 32, n.1, p.77-81, 2011. Disponível em: <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/1005/1053>. Acesso em: 22 mai. 2012.
Abstract: O consumo de café tem sido associado ao menor risco de diabetes tipo 2 (DM2). Evidências epidemiológicas sugerem que o alto consumo de café pode reduzir o risco de diabetes mellitus. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de tinturas de café torrado e moído nos níveis plasmáticos de colesterol, trigliceróis e glicose em ratos diabéticos. A indução do diabetes foi realizada através da administração intraperitoneal de aloxano e as tinturas foram elaboradas utilizando café torrado e moído. Após 30 dias de tratamento, foram realizadas determinações bioquímicas. As tinturas de café solúvel promoveram aumento nos níveis de colesterol e as percentagens de redução das concentrações de glicose e triacilglicerídeo variaram entre 20 e 24% e entre 51 a 57%, respectivamente. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os tratamentos com o café solúvel sustentam a hipótese de que o café está associado ao menor risco de DM2.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/757
ISSN: 18084532
metadata.dc.rights.license: A Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida por mediante preenchimento de formuláriono dia 29/01/2014.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EfeitoTinturasCafé.pdf299,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.