Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7565
Título: Dispositivo e imagem : um estudo do conceito de dispositivo em Deleuze e sua relação com a fotografia de Cláudia Andujar.
Autor(es): Teixeira, Flávia Virgínia Santos
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Gilles Deleuze - filosofia - dispositivo
Imagem fotográfica
Cláudia Andujar- fotografia
Data do documento: 2015
Membros da banca: Silva, Cíntia Vieira da
Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha
Referência: TEIXEIRA, Flávia Virgínia Santos. Dispositivo e imagem: um estudo do conceito de dispositivo em Deleuze e sua relação com a fotografia de Cláudia Andujar. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Esta dissertação fala da relação entre o conceito de dispositivo, tal qual proposto por Deleuze, e a fotografia produzida pela artista contemporânea Cláudia Andujar. Traçamos nossa abordagem em torno da leitura original do dispositivo foucaultiano, realizada por Deleuze, em vista dos três eixos do pensamento e seu significado. Trata-se de um estudo que propõe pensar com a própria superfície da imagem dotada de uma série de elementos atuais, virtuais, fluidos, invisíveis, que certamente participam dos numerosos processos de subjetivação e possivelmente multiplicam e transformam nossos diálogos com o mundo.
Resumo em outra língua: This dissertation deals with the relationship between the concept of dispositif as proposed by Deleuze, and the photography produced by the contemporary artist Cláudia Andujar. We draw our approach around the original reading of Foucault’s dispositif, as performed by Deleuze, in view of the three axes of thought and its meaning. This is a study that proposes to think with the very image’s surface endowed with series of actual, virtual, fluid, invisible elements that certainly participate in numerous processes of subjectivation, and possibly multiply and transform our dialogues with the world.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7565
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DispositivoImagemEstudo.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons