Odisseias do conceito moderno de história : Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen, de Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos, de Sérgio Buarque de Holanda, revisitados.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste artigo, procuramos refletir sobre as tensões do conceito moderno de história a partir de dois textos importantes enquanto avaliações da historiografia brasileira e considerações sobre a escrita da história do Brasil, a saber: Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen (1878), de João Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos (1951), de Sérgio Buarque de Holanda. Pensando-os na chave do dito conceito moderno de história, isto é, como representativos de uma nova experiência do tempo, marcada pela diferença em relação ao passado, e por um novo horizonte de expectativas em relação ao futuro, que remodela a escrita da história, vemos nesses textos, marcados por tensões por vezes dicotômicas, entre estudos particulares e obras de síntese, teoria e empiria, objetividade e subjetividade, inquietações ainda relevantes para os historiadores.
Descrição
Palavras-chave
Historiografia brasileira, Brazilian historiography
Citação
PEREIRA, M. H. de F., SANTOS, P. A. C. dos. Odisseias do conceito moderno de história: Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen, de Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos, de Sérgio Buarque de Holanda, revisitados. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 50, p. 27-78, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34649>. Acesso em: 03 abr. 2017.