Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/752
Título: Uma heurística para o problema de programação de horários em escolas.
Autor(es): Souza, Marcone Jamilson Freitas
Maculan Filho, Nelson
Ochi, Luiz Satoru
Data do documento: 2001
Referência: SOUZA, M. J. F.; MACULAN, N.; OCHI, L. S. Uma heurística para o problema de programação de horários em escolas. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 2, p. 213-222, 2001. Disponível em: <http://www.sbmac.org.br/tema/seletas/docs/v2/123_0Souza.pdf>. Acesso em: 15 maio 2012.
Resumo: Apresentamos GBT-II, uma heurística para resolver problemas de programação de horários em escolas. A partir de uma solução inicial gerada por um procedimento construtivo parcialmente guloso, um procedimento de Busca Tabu inicia sua pesquisa. Quando uma solução sem sobreposições, mas com, possivelmente, algum outro tipo de inviabilidade, é gerada, acionamos um procedimento chamado intraturmas-Intertumas para tentar recuperar a viabilidade. Sendo bem sucedido, ele é novamente acionado, agora para tentar melhorar a capacidade da agenda dos professores, bem como outras medidas de qualidade. Após um certo número de interações sem melhora, todo o processo, desde a geração de uma solução inicial, é repetido até que uma condição de parada seja satisfeita . Resultados computacionais mostram que a tilização do procedimento Intraturmas-Interturmas faz produzir soluções melhores rapidamente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/752
Link para o artigo: http://www.sbmac.org.br/tema/seletas/docs/v2/123_0Souza.pdf
ISSN: 16771966
Aparece nas coleções:DECOM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HeurísticaProblemaProgramação.pdf191,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.